Autorização restrita

Estados Unidos voltam a permitir entrada de refugiados

Proibição da entrada de refugiados termina após quatro meses, mas com diversas restrições

Da redação, com Ansa

Após quatro meses, Trump assina decreto, com restrições, para entrada de refugiados / Foto: Reprodução / Casa Branca

Após quatro meses, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou um decreto na noite desta terça-feira, 24, em que volta a permitir a entrada de refugiados em solo norte-americano. Mas há restrições: as regras ficaram mais rigorosas para 11 países — que não foram informados quais são pelas autoridades estadunidenses.

Os países cujas restrições serão aplicadas não poderão entrar nos Estados Unidos em casos excepcionais e terão os pedidos analisados de maneira particular.

Leia mais
.: Trump prepara novo texto para decreto de imigração

Em comunicado, o Departamento de Estado informou que os refugiados destes países podem “representar um risco maior para os Estados Unidos” e que eles não serão identificados para não dificultar a “aplicação da nova lei”.

Para os demais, no entanto, as regras também ficaram mais rígidas. As autoridades investigarão informações sobre a família do solicitante em seu país de origem e até verificarão as redes sociais para analisar se as informações prestadas são coerentes com as publicações ao longo dos meses.

Esta medida substitui o polêmico “veto” migratório criado pelo governo logo no início de seu mandato e que causou uma enxurrada de críticas de diversas entidades e longas batalhas na Justiça.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo