Secretário da conferência episcopal boliviana conta quais são os primeiros passos para preparar a visita, prevista para julho
Da Redação, com Rádio Vaticano
O bispo de El Alto, na Bolívia, Dom Eugenio Scarpellini, que é secretário da Conferência Episcopal, informou que a Igreja boliviana deu início à preparação para a visita do Papa Francisco, prevista para julho próximo. A viagem acontecerá provavelmente depois da primeira etapa, o Paraguai. Embora não se saiba com exatidão a data da viagem, o próprio Papa adiantou à diretora do cotidiano La Razón, de La Paz, capital boliviana: “Um abraço grande a todos os bolivianos, irei ao país em julho”.
Sobre o início dos preparativos, Dom Scarpellini salientou que,l nesta primeira fase, a cinco meses da chegada do Papa, duas são as tarefas principais: a coordenação das comunidades paroquiais e a elaboração de material para a catequese preparatória, que inclui informações sobre Francisco, sua pessoa e sua missão.
“Concretamente, se trata de dar relevância ao magistério do Pontífice; o material será dividido em três conteúdos específicos: ‘a figura bíblica de Pedro e de seu sucessor’, ‘a Igreja como espaço onde se faz presente o Reino de Deus’ e, enfim, textos específicos para crianças, jovens, famílias e educadores. Provavelmente, as primeiras cópias destes subsídios serão distribuídas em duas ou três semanas”.
O secretário do episcopado boliviano declarou também que a visita papal à Bolívia é uma grande alegria e, além de ser motivo de satisfação para a Igreja católica, será uma ocasião de forte espiritualidade e renovação. “Ninguém se deve apropriar da figura do Papa. Ele virá para visitar todos”, concluiu Dom Scarpellini, missionário italiano, nomeado bispo de El Alto pelo próprio por Papa Francisco em 23 de julho de 2013.