A favor da vida

Bispos e sacerdotes dos EUA são contra a pena de morte

Bispos e sacerdotes reiteraram que a pena de morte é inadmissível, independente da gravidade do crime cometido 

Da redação, com Rádio Vaticano

A Associação dos sacerdotes católicos dos Estados Unidos (Auscp) junta-se à Conferência Episcopal (Usccb) para reivindicar a abolição da pena de morte no país.

É o que afirma o presidente da instituição, padre Bernard Bonnot, em um comunicado, no qual expressa o pleno apoio na “oração e no testemunho público” dos sacerdotes dos EUA aos inúmeros apelos do episcopado contra a pena capital.

A declaração chega justamente às vésperas do aniversário de lançamento da campanha contra a pena de morte dos bispos estadunidenses há 10 anos. À época, os bispos exortavam uma mudança de paradigma no país, onde “tenta-se ensinar a não matar matando os assassinos, porque esse círculo vicioso de violência desmerece toda a humanidade”.

Apoio

Ao citar a carta do Papa de 20 de março ao presidente da Comissão Internacional Contra a Pena de Morte, Federico Mayor, os bispos reiteraram que “a pena de morte é inadmissível, independentemente da gravidade do crime cometido, e que se trata de um reato contra a inviolabilidade da vida e da dignidade da pessoa humana”.

Posição compartilhada pelos membros da Auscp: 99% deles declararam que a associação deveria apoiar o apelo do Papa apoiando a posição da Usccb.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo