81 anos

Morre na Índia a sucessora de Madre Teresa, Irmã Nirmala

Irmã Nirmal Joshia, que padecia de doenças cardíacas, apresentou nos últimos dias um quadro de insuficiência renal e faleceu aos 81 anos

Da redação, com Rádio Vaticano

Faleceu, nesta terça-feira, 23, em Calcutá, a irmã Nirmala Joshi, aos 81 anos. A religiosa indiana foi a primeira irmã a guiar as Missionárias da Caridade após a morte da Beata Madre Teresa. O funeral acontecerá, nesta quarta-feira, 24, na sede da Congregação, em Calcutá.

Irmã Nirmala, que padecia de doenças cardíacas, apresentou nos últimos dias um quadro de insuficiência renal e, na última sexta-feira, 19, os médicos sugeriram que ela fosse internada para realizar diálise. A religiosa, no entanto, preferiu permanecer em casa com as suas companheiras.

História

Irmã Nirmala nasceu em 1934, em Ranchi, atual capital do Estado de Jharkanda, quando esta ainda era parte da província de Bihar e Orissa, sob o império britânico indiano. Seus pais eram do Nepal e seu pai foi oficial do exército inglês até a independência da Índia, em 1947.

Apesar dos pais serem hindus, Nirmala recebeu educação cristã de missionários em Patna, capital do Estado de Bihar. Conheceu, então, o trabalho de Madre Teresa e expressou o desejo de compartilhar aquele serviço. Rapidamente, consagrou-se à fé católica e passou a integrar as Missionárias da Caridade.

Com diploma em Ciências Políticas e experiência em advocacia, foi uma das primeiras irmãs da congregação a guiar uma missão estrangeira ao ser enviada ao Panamá.

Contemplação

Em 1976, irmã Nirmala deu início ao ramo contemplativo das Missionárias da Caridade, do qual permaneceu líder até sua eleição como sucessora de Madre Teresa, em 1997, seis meses após a morte da beata fundadora.

Muito reservada e amante da vida contemplativa, irmã Nirmala foi superiora geral das Missionárias da Caridade até 2009, quando foi sucedida por irmã Mary Prema Pierick, atual superiora da congregação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo