Fim do XX ELARNPJ

Bispo do Peru exorta jovens a viverem missão de anunciar o Evangelho

Dom Carlos Castillo presidiu a missa de encerramento do XX Encontro Latino-Americano de Líderes Nacionais do Ministério da Juventude

Da redação, com Arquidiocese de Lima

/ Foto: Arquidiocese de Lima

A Basílica da Catedral de Lima, no Peru, recebeu os jovens do XX Encontro Latino-Americano de Líderes Nacionais do Ministério da Juventude (ELARNPJ), realizado pela primeira vez no país. Delegações de jovens, bispos, padres e religiosos de 22 países da América Latina participaram da Celebração Eucarística presidida por Dom Carlos Castillo, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru. Dom Nelson Francelino, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participou do encontro e da missa de encerramento.

“Vocês são chamados à missão de anunciar o Evangelho no coração da vida dos jovens, com os últimos, os pequenos. Vocês são o meio para o Senhor cumprir sua vontade na história”, afirmou Dom Castillo durante homilia. Recordando o lema da XX ELARNPJ, “Os jovens: somos terra sagrada e o agora de Deus”, o arcebispo acrescentou: “O Senhor quer tomar posse de toda a terra sagrada de Israel desde os jovens, do local onde Davi fundou a dinastia de onde Jesus nasceria”.

Toda vez que há problemas, o Senhor atualiza sua promessa dinamizando a história desde os últimos tempos da Terra, explicou Dom Castillo. Portanto, o arcebispo afirmou que a opção preferencial pelos pobres também deve ser a opção preferencial dos jovens que renovam a Igreja e o mundo.

Sobre a família, o arcebispo destacou ser essencial para abrir o horizonte mundial. “A família é algo fundamental e importante para a vida da humanidade e da história, precisamos de famílias para ajudar a abrir o horizonte de um mundo que procura ser salvo e libertado de tantas coisas difíceis que existem hoje. É por isso que Jesus faz uma importante retificação perguntando: ‘Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?’. Apontando para seus discípulos, Ele acrescenta – ‘Estas são minha mãe e meus irmãos, porque todos que fazem a vontade de meu Pai no céu é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Dom Castillo frisou que família de Jesus se estende à humanidade com todos aqueles que ouvem a vontade de Deus. “Somente aqueles que realizam a vontade de Deus na história se permitem ser possuídos pelo Pai e acompanhá-lo no horizonte da humanidade para fazer as famílias cumprirem sua missão”. O arcebispo do Peru salientou que a família missionária é o projeto familiar da fé cristã e da comunidade eclesial: “A família faz sentido como berço e desenvolvimento de seres humanos abertos para resgatar toda a humanidade, para possibilitar a todos nós uma vida habitável no planeta, e para que a terra que Deus deseja possuir seja habitada por pessoas que servem a outros para inundar o mundo com amor e justiça”.

“Hoje, a missão juvenil se torna uma fonte inesgotável de desenvolvimento familiar para ampliar a família tanto quanto é o coração de Deus, que quer que a Terra seja sagrada e não destruída, que deseja que os seres humanos vivam felizes e não como predadores, maltratando, matando e destruindo pessoas, enchendo-se de dinheiro e destruindo a coisa mais linda que a humanidade tem que é a sua capacidade de amar”, afirmou.

Por fim, Dom Nicola Girasoli, Núncio Apostólico no Peru, dirigiu algumas palavras aos responsáveis da Pastoral Juvenil da América Latina: “Queridos jovens, queremos sonhar com vocês, precisamos de suas perguntas para caminharmos juntos. O Papa Francisco sempre diz que os jovens devem sempre ter o coração ligado, porque somente quando o coração está ligado é possível criar relacionamentos interpessoais. Se os corações estão fora, relacionamentos virtuais são criados”.

“Obrigado queridos jovens. Obrigado por caminharem com nossos irmãos bispos, padres e religiosos. Nós o parabenizamos e esperamos que vocês continuem com essa fé, com esses sonhos e com esse entusiasmo”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo