Em Lima, no Peru

Encontro reúne representantes das Pastorais Juvenis latino-americanas

XX ELARNPJ acontece em Lima, no Peru, e repercute o Sínodo 2018 na realidade dos jovens latino-americanos

Da redação, com Jovens Conectados

/ Foto: Divulgação – Jovens Conectados

Acontece até esta sexta-feira, 22, o Encontro Latino-Americano de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil, o XX ELARNPJ, em Lima, no Peru. Com o tema “Os jovens: somos terra sagrada e o agora de Deus”, o evento conta com a participação de Dom Nelson Francelino, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo representa a Pastoral Juvenil do Brasil, juntamente com Lucas Galhardo, do Movimento de Schoenstatt e ex-integrante da Coordenação de Pastoral Juvenil Nacional. O jovem sinodal brasileiro é o atual secretário para o Cone Sul.

No primeiro momento do encontro, foi feita uma recordação histórica dos encontros latino-americanos da Pastoral Juvenil. Com a inspiração bíblica de Joel 3,1 – “Depois disso, derramarei meu espírito sobre todos os homens, seus filhos” – o encontro traz o caminho e a proposta da Pastoral juvenil latino-americana e caribenha enriquecida à luz do processo sinodal. Lucas Galhardo, fez uma síntese sobre o Sínodo dos Jovens, realizado em outubro do ano passado. O jovem falou sobre a importância da Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus Vivit” e a necessidade dela alcançar a realidade dos jovens.

Da esquerda para direita: Rodrigo Fadul Andrade (REPAM), pe. Jorge Boran, Lucas Galhardo e Dom Nelson/ Foto: Jovens Conectados

Com base nesse momento, os participantes foram divididos em grupos para partilharem como estão implementando o jeito sinodal em seus países. Temas como: projeto de vida; acompanhamento; multiculturalidade dos jovens; jovens de outras denominações religiosas, ateus; preocupação com o Sínodo pan-amazônico, foram assuntos comuns entre as várias culturas.

Leia mais
.: IGTV: Tiago Marcon comenta a Exortação Apostólica Christus Vivit

Durante as reflexões, os participantes disseram que para se auto compreender, os jovens precisam se aprofundar na missão da Igreja, aprofundar a sinodalidade do seu protagonismo, buscar o ponto em comum, seus desafios próprios e na sinodalidade buscar construir uma Pastoral orgânica. Para os jovens, a América Latina é um exemplo dessa sinodalidade em meio aos desafios comuns.

Para concluir, os delegados da Pastoral Juvenil, enfatizaram que a vida de Cristo é beleza, alegria e jovialidade e que a juventude é uma “espécie” de sacramento. A sinodalidade foi qualificada pelos participantes como um atributo essencial para uma Igreja em saída. 

Histórico

As reuniões de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil são convocadas pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal da América Latina (CELAM), e conta com a colaboração da Pastoral Juvenil Latino-Americana e do Arcebispado de Lima.

O encontro também visa refletir sobre o sentido de ser discípulos missionários e sobre as realidades que os jovens latino-americanos vivem. São espaços de intercâmbio, reflexão, animação e coordenação que servem para aprofundar aspectos da proposta como: definir linhas de ação comuns; apoiar o trabalho das Comissões Nacionais da Pastoral Juvenil, além de fortalecê-la como construtora da “civilização do amor”. Até o momento, foram organizadas 19 Reuniões Internacionais nos quase 50 anos da Pastoral Juvenil no continente latino-americano.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo