O Santo Padre o Papa Bento XVI, deixou a Residência de Castel Gandolfo, nesta manhã, 17, de helicóptero, para ir ao Vaticano, onde, na Sala Paulo VI, recebeu os peregrinos e fiéis, provenientes de diversas partes do mundo, para a Audiência Geral de quarta-feira.
O Papa dedicou a sua catequese semanal a uma retrospectiva da viagem pastoral, que acaba de realizar à França, onde, durante quatro dias, visitou Paris e Lourdes, por ocasião do Jubileu das Aparições de Nossa Senhora a Santa Bernadete de Soubirous.
"Na França", disse o Santo Padre, "onde a Igreja manteve um papel civilizador fundamental, amadureceu a exigência de uma laicidade saudável, que não significa prescindir da dimensão espiritual, mas reconhecer que ela assegura a liberdade e a autonomia terrena". O Pontífice recordou o encontro que manteve com o mundo da cultura, em Paris, durante o qual pôde refletir sobre a busca de Deus, que é o caminho mestre e o fundamento de toda verdadeira cultura.
Aos sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas da França, o Papa exortou a dar prioridade à escuta da Palavra divina; aos jovens, confiou os tesouros da fé cristã: o Espírito Santo, que abre a inteligência a horizontes mais amplos, e a Cruz, que revela a verdade do amor de Deus; e aos fiéis exortou a buscarem Deus presente na Eucaristia.
Enfim, em Lourdes, Bento XVI percorreu o "Caminho do Jubileu" das Aparições marianas. "Lourdes", disse o Papa, "é verdadeiramente lugar de luz, de oração, de esperança e de conversão, onde os peregrinos aprendem encarar suas cruzes à luz da Cruz de Cristo".
Leia mais
.: Veja as principais atividades do Papa em sua viagem à França
.: Santa Sé Divulga balanço da viagem do Papa à França
Após a retrospectiva da 10ª Viagem Apostólica de seu Pontificado, o Pontífice passou a cumprimentar os diversos grupos de peregrinos, presentes na Sala Paulo VI, em dez línguas. Eis a sua saudação aos presentes de língua portuguesa: "Saúdo a todos os visitantes brasileiros aqui presentes, especialmente os de Jataí do Estado de Goiás, acompanhados pelo seu Bispo Diocesano, D. Aloísio Hilário Pinho. Que Deus vos assista, e a todos os peregrinos de língua portuguesa, com a minha Bênção Apostólica".
Ao término da Audiência Geral, o Papa deixou o Vaticano e retornou, de helicóptero, à Residência Apostólica de Castel Gandolfo, nas imediações de Roma.