Após o importante encontro com o mundo da cultura na tarde desta sexta-feira, 12, no primeiro dia da visita de Bento XVI à França, o Papa se dirigiu à famosa Catedral de Notre Dame, em Paris, onde presidiu à celebração das Vésperas da Virgem Maria, da qual participaram cerca de 2 mil sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e diáconos. Em seguida, o Santo Padre saudou os jovens, relembrando a Jornada Mundial da Juventude e o Apóstolo Paulo, por ocasião do Ano Paulino.
Leia mais
.: França é chamada a ajudar a Europa a construir a Paz, diz Bento XVI
.: Bento XVI chega à Paris e é recebido por Nicolas Sarkozy
.: Visita a Lourdes ao vivo pela internet
.: Programa Oficial da viagem do Papa à França
.: Estatísticas apontam que mais de 75% dos franceses são católicos
Após a introdução do cardeal-arcebispo de Paris, Dom André Vingt-Trois, o Santo Padre pronunciou sua homilia falando, inicialmente, sobre a Igreja-Mãe da Diocese parisiense, dedicada à Mãe do Senhor, situada no coração da capital francesa, como sinal vivo da presença de Deus entre os homens.
Ao dirigir sua palavra e saudação aos presentes, os animou e os motivou a terem esperança, "que provém do próprio Deus". A eles exortou a seguir o exemplo materno de Nossa Senhora, modelo de fidelidade à Palavra divina.
Jovens
Ao término da celebração das Vésperas Marianas, Bento XVI apareceu ao patamar da Catedral de Notre Dame, para dirigir sua mensagem aos numerosos jovens presentes, sobretudo àqueles que participaram do recente Dia Mundial da Juventude em Sidney, na Austrália.
Em seu discurso, o Papa salientou dois aspectos: primeiro, relacionado com o tema do DMJ: "A força do Espírito Santo descerá sobre vocês e serão minhas testemunhas"; o segundo sobre o mistério da Cruz, relacionado com o grande Apóstolo dos Gentios, do qual, este ano, celebramos o bimilenário de morte.
Com estes pensamentos de Bento XVI, os jovens começaram uma Vigília de oração, que se prolongará toda a noite e se concluirá amanhã, com a solene celebração da Eucaristia, presidida pelo Pontífice na Esplanada dos Inválidos.
Depois disso, o Pontífice deixou a Catedral de Notre Dame de Paris e se dirigiu à Nunciatura Apostólica da cidade, para o jantar, depois do qual fez uma breve saudação aos fiéis reunidos diante da Nunciatura. Assim, o Santo Padre concluiu seu primeiro dia de atividades em terras francesas.