“Nada poderá ser melhor do que isso”, disse Jon Fosse, quarto norueguês e o primeiro desde 1928, a levar o Prêmio Nobel de Literatura oferecido pela Academia Sueca
Da redação, com Reuters
O autor e dramaturgo norueguês Jon Fosse, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2023 nesta quinta-feira, 5, disse que o prêmio foi a maior homenagem para um autor. “Não existe nada maior que este prêmio”, disse Fosse à emissora norueguesa Tv2. “Nada será maior que o Prêmio Nobel”.
Nesta manhã, Fosse recebeu o prêmio da Academia Sueca “pelas suas peças e prosa inovadoras que dão voz àqueles que não podem falar”. A celebração foi realizada na editora de Fosse, “Samlaget”, em Oslo. Funcionários, incluindo sua editora, Cecilie Seiness, estiveram presentes.
Leia mais
.: Revelados os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina e Física
.: Professores universitários e cientista levam o Prêmio Nobel de Química
Nascido em 1959 em Haugesund, na costa oeste da Noruega, Fosse é mais conhecido pelos seus dramas, embora sua escrita inclua poesia, ensaios, livros infantis e traduções.
Fosse, visto como um candidato de longa data ao prêmio e um dos favoritos deste ano, disse que ficou honrado com o prêmio. Falou extensivamente sobre sua recuperação do alcoolismo e sobre a luta para superar a ansiedade social e o papel desempenhado pela fé religiosa.
Com 64 anos, Fosse é o quarto norueguês e o primeiro desde 1928 a ganhar o Prémio Nobel da Literatura, que este ano chegou ao valor de 11 milhões de coroas suecas (cerca de 1 milhão de dólares).