Louis Brus, professor vencedor do prêmio, quase perdeu a ligação que o informava sobre ser indicado ao Nobel de Química este ano
Da redação, com Reuters
O vencedor do Prêmio Nobel de Química, Louis Brus, quase perdeu o telefonema informando que havia vencido na manhã desta quarta-feira, 4.
Brus, professor da Universidade de Columbia, foi um dos três cientistas agraciados com o Prêmio Nobel de Química deste ano pela descoberta de minúsculos aglomerados de átomos conhecidos como pontos quânticos, amplamente usados hoje para criar cores em telas planas, lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) e dispositivos que ajudam os cirurgiões a ver os vasos sanguíneos nos tumores.
Leia também
.: Revelados os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina e Física
Os outros vencedores foram o professor do MIT Moungi Bawendi e o cientista de nanotecnologia Aleksey Ekimov.
Brus disse que tentou dormir durante as primeiros seis tentativas de telefonemas porque esqueceu que o prêmio Nobel de Química estava marcado para esta quarta-feira, pela manhã.
No entanto, acrescentou que estava exultante e satisfeito pelo reconhecimento do trabalho, dos seus colegas e da sua universidade. “Bem, não é alguma coisa — não é que eu seja um gênio. Estou muito longe de ser um”, disse Brus. “Mas o que é importante é tentar encontrar um problema que outras pessoas não reconheçam ser importante e no qual não estejam trabalhando. Então você tem a chance de pensar sobre as questões e assim por diante. A ciência recompensa as pessoas que são as primeiras com ideias ou algo assim — o que influencia o campo. Influencie outros cientistas porque eles são os primeiros e as pessoas leem sobre o que você fez”, finalizou.