Encontro

Jair Bolsonaro e Donald Trump se encontram na Casa Branca

Bolsonaro foi recebido por Trump em sua visita aos Estados Unidos, que incluiu outros compromissos

Da Redação, com agências

Donald Trump recebe o presidente Bolsonaro na Casa Branca, em Washington. / Foto: Carlos Barria – Reuters

Nesta terça-feira, 19, o presidente Jair Bolsonaro foi recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington, na Casa Branca.

Entre os assuntos tratados entre os dois líderes políticos, está um possível inclusãodo Brasil na lista dos países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). “Olharemos com carinho esta questão, se será com a OTAN ou algo a ver com outra aliança”, disse Trump. O presidente norte-americano ainda disse que apoia os esforços do Brasil para integrar a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as economias mais avançadas do mundo.

“Estamos trabalhando com várias questões militares e questões dos vistos para funcionar melhor, o Brasil produz ótimos produtos e nós também. Acredito que o comércio vai aumentar substancialmente entre os dois países”, ressaltou Trump, presenteado por Bolsonaro com uma camisa da seleção brasileira de futebol.

Segundo o Palácio do Planalto, a agenda de Bolsonaro contou com uma reunião com Henry “Hank” Paulson, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos e um encontro com empresários na Câmara no Comércio.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, também esteve com empresários num painel de debates intitulado “O Futuro da Economia Brasileira”. Além desses compromissos, o governo brasileiro assinou um acordo para que os Estados Unidos tenham acesso à base de Alcântara. Na Câmara do Comércio, Guedes disse que o Brasil está em busca de parcerias econômicas e aberto para investimentos externos. 

A crise na Venezuela também foi abordada pelos dois líderes políticos. Pela manhã, Bolsonaro se reuniu com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro. De acordo com o secretário-geral da OEA, a crise na Venezuela que atinge a política, a economia e a área social também foi destaque na reunião. 

Esta viagem aos Estados Unidos é a primeira em caráter bilateral do presidente Bolsonaro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo