Saída do acordo com Teerã

Governo Trump reestabelece sanções contra Irã

Em maio deste ano, o presidente dos EUA saiu do acordo com Teerã

ANSA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 2, que voltará a impor todas as sanções de seu país ao Irã que haviam sido revogadas com o pacto nuclear de 2015.

A nova punição entrará em vigor na próxima segunda-feira, 5,e envolverá os setores de energia, financeiro e naval. De acordo com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, as sanções visam “fundamentalmente mudar o comportamento da República Islâmica do Irã”. Os países que continuarem a importar petróleo do Irã e as empresas que fizerem negócios com indivíduos ou entidades incluídos na “lista negra” de Trump serão penalizados.

Pompeo e o secretário do Tesouro norte-americano, Steve Mnuchin, apresentaram 12 demandas ao país do Oriente Médio que devem ser cumpridas, como não apoiar o terrorismo, renunciar ao seu envolvimento militar na Síria e interromper completamente seus programas nucleares e de mísseis.

Além disso, segundo Pompeo, oito países terão isenção temporária das sanções ao petróleo iraniano porque realizaram tentativas para eliminar as importações. As nações não foram identificadas, mas a expectativa é que entre eles esteja a Itália, Índia, Japão e Coreia do Sul. Em maio deste ano, o presidente dos Estados Unidos já havia anunciado a polêmica retirada do país do acordo com o Teerã.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo