31 de agosto a 4 de setembro

8º Simpósio do Clero refletirá sobre missão dos presbíteros

De 31 de agosto a 4 de setembro, acontecerá o 8º Simpósio do Clero na cidade de Fátima, em Portugal, cujo tema é “O padre, irmão e pastor”

Da redação, com Agência Ecclesia

De 31 de agosto a 4 de setembro, centenas de sacerdotes vão participar do 8º Simpósio do Clero, que acontecerá na cidade de Fátima, em Portugal, e tem como tema “O padre, irmão e pastor”.

De acordo com um comunicado enviado pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), organizadora do evento, “estão inscritos, neste momento, 345 sacerdotes”, os quais terão a oportunidade de, durante 4 dias, refletir sobre a “identidade e missão dos presbíteros”.

Pelo Salão do Bom Pastor, no Centro Paulo VI, em Fátima, vão passar oradores como o professor Adriano Moreira, a escritora Lídia Jorge e o vencedor do Prêmio Pessoa 2014, Henrique Leitão.

A participação do bispo do Porto, Dom Antônio Francisco Santos, ganha destaque, pois ele dará a conferência “Do Concílio até a atualidade: a vida e o ministério do presbítero”.

Leia
.: Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitará a Síria

O simpósio deste ano pretende assinalar os 50 anos do decreto do Concílio Vaticano II “Presbyterorum Ordinis” sobre “O Ministério e a Vida dos Sacerdotes”; o “Ano da Vida Consagrada”, que está a decorrer, e também a “figura ímpar do Beato Dom Frei Bartolomeu dos Mártires, os seus escritos e a sua vida”, refere a nota da CEVM.

A iniciativa terá, no dia 1 de setembro, um tempo dedicado ao beato português, com apontamentos de Jorge Barbosa e de Adriano Moreira. No dia seguinte, os sacerdotes serão convidados a refletir sobre a “beleza da consagração”, com duas conferências de Luciano Manicardi e a visualização de um filme.

O simpósio encerrará com uma oratória sobre ‘O padre e o entusiasmo na evangelização’, proferida pelo provincial da Companhia de Jesus em Portugal, padre jesuíta José Correia Frazão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo