Vida consagrada

Bicicleta de 12 lugares leva religiosos a pedalar por Portugal

Iniciativa itinerante quer facilitar novos diálogos no encontro com as pessoas, além de ser um meio de transporte saudável

Da Redação, com Agência Ecclesia

No Ano da Vida Consagrada, uma novidade vai incentivar os religiosos de Portugal a pedalar e ter um contato a mais com a vida cotidiana dos cidadãos. A Conferência dos Institutos Religiosos do país (CIRP) apresenta nesta sexta-feira, 21, um velocípede de 12 lugares para que os consagrados possam se transportar.

“Para além de ser um excelente e saudável meio de transporte, este velocípede de 12 lugares evocará outro grupo de apóstolos. Vai congregar consagrados(as) que desejam e puderem afetiva e efetivamente pedalar pelos caminhos lusitanos humano-divinos”, explica o presidente da CIRP, padre Artur Teixeira.

Segundo o padre, a bicicleta de 12 lugares é um “sinal itinerante” que quer facilitar novos diálogos nos lugares da vida cotidiana dos cidadãos. Neste contexto, os Institutos Religiosos e Seculares querem “ousar romper preconceitos” sobre quem são e o que fazem, testemunhando a fraternidade, o aspecto multicultural e a complementaridade na diversidade através da alegria de seguirem Jesus Cristo.

Confira também
.: Semana da Vida Consagrada: conheça os Missionários Xaverianos
.: Papa responde a perguntas sobre Vida Consagrada
.: No Ano da Vida Consagrada, CNBB envia mensagem a religiosos

A iniciativa e o Ano da Vida Consagrada

Em pleno Ano da Vida Consagrada, vivido com o lema ‘Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança’, os religiosos vão manifestar a sua dedicação ao próximo, exercitando a proximidade e contagiando o abraço de Deus para todos, acrescenta o padre Artur.

A cerimônia de lançamento nesta sexta-feira prevê uma breve apresentação da iniciativa, a bênção do “velocípede” e um “teste drive” pelos consagrados.

Com a bicicleta, os religiosos vão procurar visitar os mosteiros de clausura e ainda os lugares mais significativos na vida de mártires e santos que os precederam na vida consagrada em Portugal. Confiantes na proteção de Nossa Senhora de Fátima, a meta desta viagem é o santuário mariano da Cova da Iria, onde esperam chegar em 7 de fevereiro de 2016, coincidindo com a peregrinação nacional de encerramento do Ano da Vida Consagrada em Portugal.

O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal revela que os religiosos contam com a melhor cooperação das autoridades rodoviárias e de segurança neste itinerário e com a compreensão de todos quantos circulam nas estradas.

O Ano da Vida Consagrada foi convocado pelo Papa Francisco no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada.

Uma iniciativa específica do Ano é, até 2 de fevereiro de 2016, ajudar institutos religiosos e seculares a concretizarem três grandes objetivos: “Fazer memória agradecida do passado; abraçar o futuro com esperança e viver o presente com paixão.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo