Dom Damasceno em Fátima

Cardeal destaca devoção mariana que une Brasil e Portugal

Dom Raymundo Damasceno está em Fátima, na peregrinação internacional dedicada à Nossa Senhora de Fátima, celebrada pela Igreja nesta quarta-feira, 13

Da Redação, com Agência Ecclesia

Cardeal Raymundo  Damasceno no Santuário de Fátima, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada / Foto: Carlos Eduardo - CN Portugal

Cardeal Raymundo Damasceno no Santuário de Fátima, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada / Foto: Carlos Eduardo – CN Portugal

O Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu, nesta quarta-feira, 13, a Missa de encerramento da peregrinação internacional dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Ele deu destaque para os vínculos de fraternidade e de fé que unem Brasil e Portugal em torno da devoção mariana.

“Sem dúvida, o vínculo mais forte é o da fé católica. Mais forte, ousaria dizer, que a língua comum, a qual nos permite comunicar com facilidade. E, no âmbito da fé que nos une, destaca-se o amor filial e a devoção a Virgem Santa Maria”, observou o cardeal brasileiro.

Leia também
.: Papa recorda aparições de Nossa Senhora em Fátima

Portugal e Brasil, recordou Dom Raymundo na sua homilia, estão especialmente unidos por dois “eventos marianos”, separados por 200 anos. No Brasil, com o encontro extraordinário da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; enquanto em Portugal, em 1917, houve a milagrosa aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco.

Saiba mais sobre os videntes de Nossa Senhora de Fátima:

“Os detalhes das devoções que se formam são diferentes, aqui e lá, mas é comum o rico e profundo ambiente de oração que se cultiva e cresce”, complementou.

O início das cerimônias da peregrinação internacional de maio foi marcado, nesta terça-feira, 12, pela entronização de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima. O gesto faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida no Rio Paraíba do Sul, que será celebrado em 2017, ano do centenário das aparições de Fátima.

O cardeal brasileiro destacou ainda a mensagem que Nossa Senhora deixou na Cova da Iria, que quase 100 anos depois continua a ser um convite contínuo a buscar a paz. “Os acontecimentos que aqui se deram ao longo de 1917, quando o mundo assistia às atrocidades da Primeira Guerra Mundial, chamam à atenção de um coração humano: o Imaculado Coração de Maria”.

No fim da Celebração Eucarística, foi feito o envio da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que, nesta quarta-feira, inicia uma visita de 12 meses às dioceses portuguesas, no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições.

Após deixar o Santuário de Fátima, a imagem peregrina fará o seguinte percurso por Portugal: Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto e Leiria-Fátima.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo