Carta pastoral

500 anos da Igreja nas Filipinas: bispos exortam os fiéis à "missio ad gentes"

Carta pastoral foi enviada por ocasião do 500º aniversário em memória da chegada da fé cristã às Filipinas

Da redação, com Fides

Catedral de Manila, nas Filipinas – Imagem de radiobj5 por Pixabay

Por ocasião do 500º aniversário em memória da chegada da fé cristã às Filipinas (1521-2021), os bispos do país convidam os fiéis à “missio ad gentes”. O ano especial anunciado pela Conferência Episcopal das Filipinas – depois de um período de preparação de dez anos – em vista do aniversário, é precisamente dedicado à “missio ad gentes”.

“A Igreja filipina tem o prazer de participar nas celebrações do 500º aniversário em memória da chegada do cristianismo à nossa amada pátria. Há cinco séculos, recebemos o maravilhoso dom da fé: os nossos corações transbordam de alegria e gratidão”, escreve Dom Romulo G. Valles, Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP), em uma carta pastoral, que será lida em todas as paróquias, comunidades e instituições nacionais no dia 29 de novembro, primeiro domingo do Advento e início do novo ano litúrgico.

Dom Valles nota na sua carta pastoral que o “amor generoso, abundante e gratuito de Deus” escolheu as Filipinas entre todas as nações e povos “para receber este precioso dom”. O Arcebispo afirmou que a fé cristã chegou, desenvolveu-se e prosperou no país graças “à dedicação e aos sacrifícios heroicos de milhares de missionários, homens e mulheres de várias partes do mundo”. O Arcebispo lembrou que esses missionários “quiseram compartilhar com os outros o dom da fé que receberam”.

“Esse ‘talento’ particular que tem motivado missionários generosos ao longo dos séculos deve também acender o coração de todos nós hoje, para que nos comprometamos em missões aqui em nosso país e em outros países para ir até aqueles que não conhecem a Deus: a missio ad gentes. Rezamos pela renovação missionária da nossa Igreja – tanto ‘ad intra’ como para além das nossas fronteiras, ad extra – durante a celebração dos 500 anos da chegada do Evangelho”, afirma Mons. Valles, referindo-se ao documento do Papa Francisco “Evangelii Gaudium”, e afirma que o país precisa de uma “mudança missionária” que coloque a evangelização do mundo de hoje no centro.

“Procuramos renovar o entusiasmo missionário de todos os batizados”, escreve o Arcebispo, que recorda também as palavras do Papa João Paulo II durante a sua visita às Filipinas em 1981, que desejava “que os filipinos sejam os primeiros missionários da Igreja na Ásia”. “Este – disse Dom Valles – é um claro convite a participar na missão ad gentes!”.

O Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas lembrou a todos os católicos que toda a atividade pastoral da Igreja deve ser “missionária” e que todos os fiéis são chamados a ser autênticos “discípulos missionários”. Além disso, acrescenta, “é necessário cultivar uma relação pessoal profunda com Cristo”, como sublinha o Papa Francisco na Evangelii Gaudium, para que todos os cristãos se tornem agentes de evangelização.

Os cristãos – observa – são chamados a irradiar misericórdia, alegria e paz em seu ministério nas paróquias, comunidades, associações e movimentos. “O impulso missionário deve se tornar o padrão para todo cristão”, diz o presidente do CBCP.

Durante o ciclo preparatório de nove anos (de 2013 a 2021), a Conferência Episcopal definiu um tema específico a cada ano para aprofundar o caráter missionário da Igreja filipina para celebrar o 500º aniversário da chegada do Cristianismo às Filipinas. As principais celebrações do ano jubilar e das atividades pastorais e missionárias em todo o arquipélago, inicialmente previstas para abril de 2021, foram prorrogadas até abril de 2022. A decisão de adiar a data do evento histórico foi tomada em consequência das medidas tomadas para conter a pandemia Covid-19. Os missionários espanhóis trouxeram a fé cristã ao país há 500 anos. Hoje, o país tem a maior população católica da Ásia, com 80% de fiéis católicos em uma população de 110 milhões. O país tem 86 dioceses católicas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo