22 de novembro

Restauração de Igreja em BH será apresentada neste domingo

Desde 2015, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem passa por restauro

Da redação, com Arquidiocese de BH

Interior restaurado da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem/ Foto: Divulgação – Arquidiocese de BH

A restauração do interior da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua – será apresentada aos fiéis neste domingo, 22, quando a Igreja Católica celebra, no mundo todo, a Festa de Cristo Rei. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai celebrar a Missa das 18h. Nesta mesma data, o Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua reabre também para a adoração ao Santíssimo Sacramento. Para participar presencialmente dos momentos de oração, o fiel deve se inscrever na secretaria paroquial.

O restauro da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem ocorre desde 2015. É realizado por etapas. O telhado do templo já foi reformado e a imagem da Padroeira de Belo Horizonte, do século 18, restaurada. Depois, os trabalhos se concentram no interior da Igreja, com a reforma do presbitério concluída no ano passado. Em seguida, foram realizados trabalhos de revitalização dos demais ambientes que integram o templo. Em cada etapa, os restauradores buscaram resgatar as características originais da Igreja, edificada em 1923.

As obras de restauro são realizadas a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, assim como doações espontâneas de fiéis e eventos organizados pela comunidade paroquial.

Antes e depois da restauração da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem/ Foto: Divulgação – Arquidiocese de BH

Antes e depois da restauração da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem/ Foto: Divulgação – Arquidiocese de BH

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem – Padroeira de Belo Horizonte

No século 18, para receber a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, vinda de Portugal, foi construída uma capela na rota dos tropeiros que exploravam o interior do Brasil em busca de riquezas. Ao redor dessa pequena capela, formou-se o Arraial Curral Del Rey, povoado que deu origem à Capital Mineira. Com o crescimento do povoado e da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem, foi edificada uma igreja maior, posteriormente demolida para a construção de Belo Horizonte – primeira cidade planejada do país. O atual templo foi concluído em 1923 e está onde, no passado, a primeira Igreja foi erguida, o marco zero de Belo Horizonte.

Agendamentos

A adoração presencial ao Santíssimo Sacramento na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem será realizada nos períodos da manhã (das 9h às 18h) e da noite (das 20h às 21h). Nos outros horários, o fiel poderá fazer a sua oração a partir do canal no YouTube do Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua. As Missas são celebradas de segunda a quarta – 7h, 8h e 18h15 -, quinta e sexta – 7h, 8h, 12h15 e 18h15 -, sábado – 7h, 8h e 18h – e domingo – 7h, 09h, 11h, 18h, 19h30, 21h. O horário de atendimento da secretaria paroquial é das 8h às 16h30, a partir dos telefones (31) 98402-7674 ou (31)98406-1028.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo