AUXÍLIO MENTAL

Filipinas: país pede ajuda à Igreja em meio à pandemia

Autoridades filipinas pediram ajuda à Igreja devido ao crescente número de suicídios e depressão enquanto o país combate a pandemia

Menardo Guevarra, secretário de Justiça das Filipinas, pede ajuda à Igreja / Foto: Reprodução Yotutube

Da redação, com Vatican News

Em uma conversa com jornalistas, Menardo Guevarra, secretário de Justiça das Filipinas, disse: “Respeitosamente, peço aos nossos líderes espirituais que tragam esta tão necessária mensagem de esperança aos nossos conterrâneos sofredores, a fim de evitar mais incidentes de autodestruição”.

O secretário de Justiça, que também é membro da Força-Tarefa Interinstitucional para o Gerenciamento de Doenças Infecciosas Emergentes (IATF, na sigla em inglês), disse que pediu ajuda à Igreja Católica e a outras denominações para fornecer aconselhamento e orientação aos que sofrem de depressão e angústia à medida que a pandemia segue no país.

O ministro Guevarra disse que havia conversado com o secretário Carlito Galvez, principal implementador da força-tarefa nacional da IATF, sobre “o aumento alarmante do número de suicídios durante estes tempos pandêmicos”.

Tempos desafiadores

O aumento dos suicídios e da depressão está sendo atribuído às consequências econômicas devido à pandemia. O período de isolamento social também gerou sentimentos de solidão e ansiedade.

A Organização Mundial da Saúde descreve a saúde mental como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para sua comunidade”. De acordo com a OMS, houve um aumento nos casos de desordem mental no país desde o início da pandemia.

Em um estudo recente, o órgão de saúde disse: “Pensar se a vida algum dia voltará ao normal e como alguém sobreviverá em meio à pandemia são algumas das questões que deixam os filipinos muito ansiosos”.

Como parte de sua resposta de saúde pública, a OMS afirma que “tem trabalhado com parceiros para desenvolver um conjunto de novos estudos sobre os aspectos de saúde mental e apoio psicossocial do Covid-19”.

A ajuda da Igreja

Uma diocese já está prestando assistência às pessoas que lutam contra a ansiedade e a depressão nestes tempos incertos. Trata-se da Diocese de Kaloohan, na região metropolitana de Manila, que instalou um telefone e um serviço de aconselhamento conhecido como “Covid Hopeline”.

Durante os meses de isolamento social nas Filipinas, o Centro Nacional de Saúde Mental relatou um aumento significativo no número de pessoas com problemas de saúde mental por conta da pandemia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo