22 a 25 de agosto

Papa envia mensagem para Semana Litúrgica em Salerno, na Itália

“Os ministérios a serviço da sinodalidade” é o tema da Semana Litúrgica Nacional que acontece de hoje a 25 de agosto

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco  / Foto: Reprodução Vatican Media

A Santa Sé publicou, nesta segunda-feira, 22, a mensagem do Papa Francisco para a 72ª Semana Litúrgica Nacional. O texto, assinado pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, foi enviado ao arcebispo Metropolitano de Catanzaro-Squillace, Dom Claudio Maniago, Presidente do Centro de Ação Litúrgica (CAL). O evento acontece em Salerno, na Itália, de 22 a 25 de agosto de 2022,  com o tema: “Os ministérios a serviço da sinodalidade”.

Salerno é “uma cidade rica de belezas naturais e artísticas, guardiã não apenas de valiosas obras de arte sacra, mas também das ilustres relíquias do corpo de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, e do santo Pontífice Gregório VII”, ressalta o Pontífice na mensagem. 

Francisco recorda que, cinquenta anos após o motu próprio “Ministeria quaedam”, com o qual São Paulo VI revisou a questão das ordens menores, preservando as de Leitor e Acólito como ministérios instituídos, não mais considerados como reservados aos candidatos ao Sacramento da Ordem, o Centro de Ação Litúrgica propõe uma reflexão sobre a animação litúrgica de todo o Povo de Deus, chamado na diversidade de tarefas e ministérios a louvar ao seu Senhor. 

O Papa ressalta que esses dias de estudo e discussão podem representar um lugar ideal para verificar o impacto efetivo dos novos ministérios estabelecidos para o Leitor, o Acólito, bem como o do Catequista na prática eclesial. Constantemente, o Magistério do Papa Francisco convida a renovar a forma Ecclesiae em uma chave mais comunitária, superando qualquer tentação residual ao clericalismo.

Inclusão de mulheres e o ministério do catequista

Com o motu Proprio “Spiritus Domini”, o Pontífice superou o constrangimento, então mantido, que destinava os ministérios de leitor e acólito apenas a homens e dispôs a inclusão de mulheres nos ministérios leigos/batismais com a modificação do cân. 230 § 2.

Leia também
.: Padre comenta a Spiritus Domini: mudança pontual, mas significativa

Além disso, com o motu Proprio “Antiquum Ministerium”, Francisco deu à Igreja a figura do ministério instituído do catequista. A então Congregação, agora Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, por mandato de Sua Santidade, seguiu com uma Carta aos Presidentes das Conferências Episcopais sobre o rito de instituição dos catequistas, com o rito correspondente em anexo. 

Leia também
.: Vaticano publica rito litúrgico para instituição de catequistas

Expectativas para a Semana

A 72ª Semana Litúrgica Nacional se insere na linha de estudo que reúne Bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e numerosos fiéis leigos, empenhados no exercício de um ministério diversificado. O Santo Padre espera “que esta assembleia qualificada, que se coloca a serviço da pastoral das Igrejas na Itália, a partir de um olhar atento sobre a situação atual, sessenta anos após o início do Concílio Vaticano II, contribua para aprofundamento teológico, cuidado litúrgico-pastoral da realidade ministerial, abrindo perspectivas a serem oferecidas ao discernimento pastoral da comunidade eclesial”.

A mensagem do Papa destaca a necessidade de promover nos fiéis leigos uma consciência mais clara de sua vocação, que se exprime na pluralidade de tarefas e serviços para a edificação de todo o povo cristão. “Ao lidar com estas questões, é preciso ter cuidado para não confundir o sacerdócio comum e o sacerdócio ministerial, interpretando arbitrariamente o conceito de “substituição”, “clericalização” e correndo assim o risco de criar uma estrutura eclesial de serviço paralela àquela fundada no sacramento da Ordem”.

Por fim, o Santo Padre assegura a sua oração e invoca a proteção materna da Virgem Mãe da Igreja e envia sua benção apostólica. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo