Resultado dos concursos

Vencedores do logo e do hino da JMJ 2022 serão anunciados em fevereiro

Comitê Organizador Local da JMJ 2022 agradeceu a participação dos jovens católicos nos concursos lançados no dia 25 de outubro de 2019

Da redação, com Jovens Conectados

JMJ 2019 no Panamá/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

Os vencedores do concurso para o hino e o logotipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022 serão anunciados em fevereiro. A decisão do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ foi divulgada junto com um agradecimento aos católicos que participaram dos concursos que foram lançados no dia 25 de outubro. Na ocasião, o cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, incentivou a participação dos jovens.

O concurso destinado ao logotipo da JMJ 2022 foi dirigido preferencialmente a desenhistas gráficos profissionais e a estudantes de desenho gráfico de escolas públicas ou privadas de todo o mundo. A respeito dos autores e compositores para o hino, foi estabelecido que deveriam ser portugueses e maiores de idade, preferencialmente compositores, músicos, artistas profissionais e estudantes de música de escolas públicas ou privadas.

Como anunciado na última JMJ, ocorrida em 2019 no Panamá, em 2022, a Jornada Mundial da Juventude será em Lisboa. No final de junho, o Papa Francisco anunciou os temas escolhidos para o itinerário de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que culmina com a celebração internacional do evento em Lisboa. “A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”, disse o Santo Padre.

Na ocasião, Francisco falava aos jovens participantes no XI Fórum Internacional da Juventude dedicado ao Sínodo e à Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’, uma iniciativa promovida pela Santa Sé. O Papa também fez um apelo aos jovens para que, em 2020 e 2021, anos que antecedem a JMJ em Lisboa, meditassem os versículos: “Jovem, eu te digo: levanta-te” (cf. Lc 7, 14 e Christus vivit 20) e “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16).

Leia mais
.: JMJ 2022: Cardeal-patriarca de Lisboa afirma que tema convoca à ação

No seu discurso, o Pontífice manifestou a intenção de que estes temas promovam uma “harmonia” entre o itinerário para a JMJ 2022 e o caminho da Igreja Católica após o Sínodo dedicado às novas gerações, realizado em outubro de 2018. “Desejo que haja uma grande sintonia entre o itinerário para a JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os caminhos que Ele preparou para vocês. Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias”, pediu.

O Comitê Organizador Local da JMJ 2022 é presidido pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, e liderado por dois coordenadores-gerais: Dom Joaquim Mendes, para a parte pastoral, e Dom Américo Aguiar, para a logística. Na última semana, o Comitê Organizador do Local da JMJ anunciou a realização de uma peregrinação de jovens a Roma para acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude no dia 5 de abril de 2020, Domingo de Ramos.

Origem das Jornadas Mundiais da Juventude

As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade. As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo