Lisboa

Bispos portugueses são nomeados coordenadores gerais da JMJ 2022

Dom Joaquim Mendes e Dom Américo Aguiar passam a assumir o Comitê Organizador Local; JMJ 2022 acontecerá em Lisboa

Da redação, com Agência Ecclesia

/ Foto: Divulgação Câmara Municipal de Lisboa

Dom Joaquim Mendes e Dom Américo Aguiar foram nomeados nesta quinta-feira, 4, pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, coordenadores gerais do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em Lisboa, em 2022. Os bispos auxiliares assumem responsabilidades, respectivamente, na área pastoral e na logística operativa do evento.

“Oportunamente serão nomeados os responsáveis pelos vários serviços”, escreveu Dom Manuel Clemente. Dom Américo Aguiar sustentou que a JMJ em Lisboa desafia todos e será uma oportunidade de Portugal mostrar que “sabe acolher”.

Segundo o novo bispo auxiliar, esta iniciativa da Igreja Católica vai oferecer aos jovens de todo o mundo “provavelmente a melhor de todas as jornadas mundiais”. “Queremos fazer com que a JMJ em Lisboa tenha a marca econômica e ecológica, como disse o Papa Francisco, e seja uma ocasião de Evangelização (…). Isso só acontecerá se todos nos envolvermos neste projeto nacional”, afirmou.

Dom Joaquim Mendes falou sobre o novo documento do Papa dedicado às novas gerações, a exortação ‘Christus Vivit’, e revelou que o escrito orientará o caminho para a Jornada Mundial da Juventude 2022. “Esta exortação é um ótimo contributo pastoral para o caminho que temos de fazer, que é um caminho de evangelização”, frisou.

O bispo recordou que o próprio Papa deu indicações para que a JMJ 2022 tenha um dinamismo evangelizador, de saída. Segundo Dom Joaquim, é necessário perceber com criatividade, como os jovens católicos podem convocar outros para esta experiência de encontro com Cristo. “O que já temos claro é que esta Jornada tem de ser um momento forte de evangelização. Tem de ter esta dimensão missionária”, assinalou.

No dia 27 de janeiro deste ano, o Vaticano anunciou que Portugal irá acolher a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade de Lisboa, em 2022. As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo