Até quinta-feira

XIV Capítulo Geral dos missionários da Consolata acontece em Roma

Encontro iniciado nesta segunda-feira, 22, será concluído na quinta-feira, 25; Estão presentes os membros da Direção Geral, superiores e delegados das 13 circunscrições da África, Ásia, América e Europa

Da redação, com Consolata América

Missionários durante preparativos para o Capítulo Geral /Foto: Júlio Caldeira – Consolata América

Desde segunda-feira, 22, 41 missionários da Consolata participam do XIV Capítulo Geral da congregação. Realizado a cada seis anos, o encontro – que será concluído na quinta-feira, 25 – é uma pausa para reflexão sobre a vida e a missão ad gentes. Além de eleger o Superior Geral e o seu Conselho, o Capítulo Geral é uma oportunidade para avaliar o caminho, tomar decisões sobre a organização e programar o futuro.

Participam do XIV Capítulo Geral: 24 africanos, 9 europeus, 6 latino americanos e 2 asiáticos – todos representantes de 13 circunscrições. A diversidade de nacionalidades neste Capítulo mostra o rosto multicultural do Instituto e a dinâmica da interculturalidade que se intensificou nos últimos anos.

Preparação

O processo de preparação para o XIV Capítulo Geral foi iniciado há mais de um ano com o documento preparatório enviado a todos os missionários e comunidades. Com as respostas e contribuições, a Comissão Pré-capitular e a Direção Geral prepararam o documento Lineamenta que desenvolveu dois núcleos temáticos:

a) Identidade e Carisma: beber da própria fonte;
b) Missão: um Instituto em saída.

As contribuições sobre o estudo dos Lineamenta serviram de base para a elaboração do Instrumentum Laboris para XIV Capítulo Geral. Os principais temas são: o missionário na comunidade (identidade e carisma); um Instituto em saída (a nossa missão ad gentes); a organização e a economia para a missão.

Em seus 122 anos de história, o Instituto Missões Consolata é hoje uma Congregação pluricultural e internacional contando com 906 missionários originários de 30 países e vivendo em 231 comunidades presentes em 29 países na África, América, Ásia e Europa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo