Junho de 2022

Congresso dos missionários da Consolata debate sobre carisma ad gentes

Encontro on-line sobre o carisma ad gentes tem como objetivo resgatar os princípios da histórica Conferência de Murang’a – realizada em 1904 no Quênia

Da redação, com Vatican News 

Foto: Denise Claro – Canção Nova

Com o objetivo de atualizar o carisma ad gentes a partir da situação dos dois Institutos, da realidade da missão, da Igreja e do mundo hoje, será realizado o Congresso “Murang’a 2” . O evento on-line é aberto a todos os padres, irmãos, irmãs e leigos missionários, e terá lugar nos dias 13 a 16 de junho de 2022, das 14h às 16h (horário de Roma), durante a Novena em preparação para a Festa de Nossa Senhora Consolata.

Promovido pelas duas direções gerais (IMC-MC), o Congresso está sendo organizado por uma Comissão composta pelas Irmãs Adriana Gazzera e Edite Cobalchini, e pelos padres Nicholas Muthoka Nyamasyo e John Nkinga Kinyua, que coordenará o evento. Em breve, serão enviadas informações sobre a metodologia, a programação e as inscrições dos participantes.

Na carta que comunicava a realização deste importante evento, ainda em março de 2021, os superiores gerais, Padre Stefano Camerlengo e a Irmã Simona Brambilla afirmavam: “Acreditamos que o tempo presente com a sua complexidade nos convida a ajudarmo-nos mutuamente na busca e na proposta de sinais de esperança. Como missionários, não podemos perder esta oportunidade para repensar a nossa missão e as nossas ações”.

Ano dedicado ao cofundador da Consolata

Esta iniciativa acontece no Ano dedicado ao Cofundador, Padre Tiago Camisassa, por 42 anos fiel amigo e colaborador do Bem-aventurado Allamano, na organização e fundação das duas congregações para a missão ad gentes a partir do Santuário da Consolata em Turim, na Itália.

“Desde o início, o método traçado pelos missionários em Murang’a (Missão no Quênia) e aprovado pelo Fundador, o Padre José Allamano, propôs um estilo de colaboração intensa entre missionários, missionárias, (nos primeiros anos, as Irmãs Vicentinas do Cottolengo), e os leigos”.

Recordando que “as primeiras Irmãs MC chegaram ao Quênia em 1913, e após uma breve estadia em Limuru para completar o estudo da língua e para se familiarizarem com os costumes e hábitos locais, antes de irem para o interior do país, foram imediatamente incluídas no apostolado juntamente com os missionários, segundo o método indicado pela Conferência de Múrang’a” que incluía a catequese, escolas, visitas às aldeias, creches e formação para transformar o ambiente.

Olhar para o futuro

Durante os capítulos gerais em 2017, após dois dias de reflexão e partilha como Família Consolata (IMC-MC-LMC), destacou-se a necessidade de avaliar, refletir juntos olhando para o futuro. Agora chegou o momento de realizar uma “Murang’a 2” com a participação de todos, irmãs, padres, irmãos e leigos para aprofundar a reflexão sobre o carisma e a metodologia na missão.

Em breve, a Comissão de coordenação do Congresso enviará as informações para fazer as inscrições e orientações sobre a participação na programação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo