Igreja

X Encontro Mundial das Famílias vai refletir sobre vocação e santidade

Bispo e padre destacam tema do evento que começa daqui a uma semana; casais comentam sobre participação de atividades em Roma e no Brasil

Julia Beck
Da redação

Foto: Orlando Allo via Unsplash

“Amor em família: vocação e caminho de santidade”. Este é o tema que será refletido daqui a uma semana por famílias católicas do mundo todo. Na próxima quarta-feira, 22, será iniciado em Roma o X Encontro Mundial das Famílias.

O evento, que termina no domingo, 26 de julho, será multicêntrico e generalizado, ou seja, paróquias, comunidades, dioceses e arquidioceses do mundo todo poderão se integrar na programação, vivenciando este encontro de forma local e criativa.

Sobre o tema, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, ressalta três pontos importantes:

“Primeiro é que o amor em família se torna fonte de toda a nossa vida e do nosso ser. (…) Em segundo lugar, a vocação como fruto desse amor. (…) E, em terceiro lugar, é no amor familiar que descobrimos um caminho: o caminho da santidade”.

Santidade

De acordo com o bispo, é na família que estão as referências humanas e a primeira escola de valores. “O amor que brota nos lares e no convívio familiar é primordial para a subsistência de qualquer sociedade”, destaca.

Deste modo, Dom Ricardo afirma que é possível entender que o amor vem de Deus, do amor trinitário que sustenta e gera todo o amor familiar. É na vida familiar que nasce toda escolha que responde ao chamado de Deus, prossegue.

No seio da família, o prelado destaca que todos amadurecem para a vida, aprendem a se relacionar e entender as necessidades do próximo. “Daí surge o ardor de servir, de ajudar, de estar à disposição para trabalhar pelo bem comum e pela Igreja”, complementa.

Dom Ricardo comenta também que é na vida cotidiana que todos são chamados a aperfeiçoar o amor a partir do amor de Jesus Cristo. “Em Cristo, o amor familiar é terra fértil para a busca da santidade na vida diária, e no amor pelos que Deus nos confiou. Enfim, o tema do X Encontro nos chama a viver o amor familiar como caminho de santidade respondendo nossa vocação”.

Documentos importantes

O evento é também de celebração do quinto aniversário da exortação Amoris Laetitia , sobre o amor na família, e três anos da promulgação da Gaudete Et Exsultate, sobre o chamado à santidade. Estes dois documentos, de acordo com o presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, não podem sair da mesa de cabeceira dos católicos. “O Papa escreveu esses documentos pensando na vida concreta das nossas comunidades”, ressalta.

Leia também
.: Amoris laetitia é uma carta de amor do Papa às famílias, afirma padre

O bispo comenta que, na Amoris Laetitia, há um verdadeiro itinerário da vida familiar, onde todo cristão é chamado a exercitar a acolhida, a buscar integrar quem está fora, acompanhar quem está dentro e discernir as situações difíceis, especialmente nas fragilidades.

Já na Gaudete Et Exsultate, ele reforça que está uma proposta de espiritualidade cristã que tem seu foco na vida diária, nos pequenos gestos, na transparência e na sinceridade de coração. “O testemunho vale mais que mil palavras e os dois documentos nos chamam a dar testemunho da nossa fé em ações concretas na vida familiar e no mundo”.

Testemunho

Dar testemunho da fé na vida familiar. Este é um dos sentimentos que guiarão o casal de Florianópolis, Fabíola Goulart e Gustavo Huguenin, durante participação presencial no X Encontro Mundial das Famílias em Roma.

Gustavo Huguenin e Fabíola Goulart /Foto: Arquivo Pessoal

A jornalista e o designer gráfico foram convidados diretamente pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano para falarem durante um dos painéis do evento. Ambos participaram ativamente das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro, Cracóvia e do Panamá.

Leia também
.: Encontro Mundial das Famílias terá casal brasileiro entre conferencistas

No evento da próxima semana, eles abordarão com as famílias o seguinte tema: “Redes sociais: um ambiente para nossos filhos?”. Na atividade, Fabíola e Gustavo pretendem refletir sobre essa nova cultura digital que pais e filhos estão inseridos, assim como seus perigos e possibilidades.

O painel terá a duração de 15 minutos. Para o casal, um dos desafios é falar para o mundo inteiro e alcançar a universalidade da Igreja e das diversas realidades familiares e pastorais que as pessoas que estarão participando do encontro estão inseridas.

Participação do Brasil

O casal Rita Ziembowicz Dorneles e Jerry Dorneles não estarão em Roma na próxima semana, mas estarão integrados ao X Encontro Mundial das Famílias por meio de atividades propostas pela Arquidiocese de Florianópolis.

Jerry Dorneles e Rita Ziembowicz Dorneles /Foto: Arquivo Pessoal

Leia mais
.: Brasileiros comentam expectativa para o Encontro Mundial das Famílias

A servidora pública e o engenheiro estão engajados em várias atividades paroquiais, entre elas, encontros de preparação para o matrimônio. “Entendemos que estar por dentro de todos os temas do Encontro Mundial das Famílias contribuirá com o nosso trabalho, que é a evangelização de casais e famílias”, afirmam.

Para Rita e Jerry, a oportunidade de viver este evento, também de forma local, ajudará toda a Igreja a falar uma linguagem universal, além de ajudar famílias que parecem “estar sem direção”. Para eles, a Igreja aponta o caminho da santidade e é preciso que as famílias compreendam isso e decidam vivê-lo.

Envolvimento com a Igreja

O coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar de Florianópolis, padre Alcides Albony Amaral, reforça que é preciso que as famílias busquem viver na prática de seu cotidiano a centralidade do evangelho: o amor.

O sacerdote afirma que, atualmente, uma das grandes dificuldades que a família enfrenta é a cultura do relativismo alicerçada em uma visão subjetivista e individualista do mundo. “Essa cultura do relativismo dificulta a missão de educar os filhos com os valores do Evangelho. O impedimento para o caminho de santidade é a falta da escuta, do diálogo, da compaixão e da misericórdia nas relações familiares”, indica.

Desse modo, padre Alcides reforça a importância do envolvimento concreto das famílias em eventos como este e em outras atividades paroquiais. “Este evento é uma oportunidade de valorizar a família colocando-a no centro da Igreja”, conclui.

Atividades no Brasil

Dom Ricardo comenta que a Igreja no Brasil terá, durante o evento em Roma, uma programação simples e diretamente sintonizada com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano.

Leia também
.: Apresentada a programação para o 10° Encontro Mundial das Famílias

No primeiro dia, 22 de julho, haverá uma abertura em nível paroquial para atingir as comunidades. As conferências poderão ser realizadas tanto presencialmente como de forma remota durante os dias do encontro, de modo que todas as dioceses possam organizar suas temáticas.

Já o encerramento, em 26 de julho, será em nível diocesano para um grande momento de convívio e de envio das famílias na evangelização de outras famílias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo