Coletiva de imprensa

Vaticano apresenta o X Encontro Mundial das Famílias

X Encontro Mundial das Famílias será em Roma de 22 a 26 de junho de 2022; a coletiva trouxe como novidade o hino do encontro

Jéssica Marçal
Da Redação

Coletiva de imprensa para apresentação do X Encontro Mundial das Famílias / Foto: Lizia Costa

O Vaticano apresentou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 30, o X Encontro Mundial das Famílias. O maior evento que reúne famílias católicas de todo o mundo será em Roma de 22 a 26 de junho de 2022 com o tema “O amor familiar: vocação e caminho de santidade”. Além de retomar os passos dados até aqui, a coletiva apresentou o hino para essa próxima edição do encontro. Confira:

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é o órgão vaticano responsável pela organização do evento. O prefeito do dicastério, Cardeal Kevin Farrell, participou da coletiva de hoje e explicou a peculiaridade desse evento, como já anunciado pelo Papa Francisco. Não será um único encontro em Roma, mas difundido nas dioceses de todo o mundo.

“Um evento mundial, que permitirá a todas as famílias participar dos encontros diocesanos, dos momentos de festa e da Santa Missa, que cada bispo é convidado a organizar na própria diocese, nos mesmos dias em que o Papa reunirá em Roma somente os delegados das conferências episcopais, dos movimentos e das associações familiares”, explicou.

Segundo o cardeal, será uma prioridade convidar os bispos a aderir ao convite do Papa e programar uma preparação ao evento bem como o evento em si. E nisso é importante utilizar o tema do encontro e os símbolos escolhidos (oração, logo, hino e imagem).

“Nesses próximos nove meses que nos separam do evento, que concluirá o Ano para a ‘Família Amoris Laetitia’, temos um tempo propício e ainda bastante longo para englobar na programação do ano pastoral de cada diocese alguns momentos de reflexão em vista do Encontro Mundial”, ponderou o Cardeal Farrell.

Eventos na Sala Paulo VI: cerca de 2 mil participantes

Sobre o evento em Roma, o Congresso Pastoral e o Festival das Famílias serão realizados na Sala Paulo VI. Poderão participar cerca de dois mil delegados (entre eles muitas famílias) que serão convidados diretamente pelas Conferências episcopais e responsáveis das associações familiares e movimentos eclesiais.

O número de participantes por conferência episcopal será proporcional à sua própria dimensão. Também para os movimentos e associações haverá um número pré-estabelecido de delegados. Este número será divulgado pelo dicastério nas próximas semanas, informou a sub-secretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino.

Ela também adiantou que, em breve, a diocese de Roma publicará sete catequeses em cinco línguas, disponibilizando-as a todo o mundo. Essas catequeses são um caminho de preparação aos encontros que serão realizados em Roma e nas dioceses.

Datas do Festival, Congresso e Missa

O Festival será na quarta-feira, 22 de junho, com os testemunhos das famílias, na presença do Papa Francisco. De 23 a 25, o congresso pastoral, que incluirá celebrações e adoração eucarística, conferências pastorais e painel para diálogos sobre as experiências pastorais em todo o mundo.

A Missa na Praça São Pedro será no sábado, 25, reunindo os delegados convidados e, especialmente, as famílias da diocese de Roma com seu bispo, o Santo Padre. Gabriella explicou que a escolha pela Missa no sábado foi para que no domingo as famílias do resto do mundo possam celebrar com seu próprio bispo. A programação termina no domingo de amanhã com o Angelus com o Papa na Praça São Pedro.

Todos poderão acompanhar a semana por streaming e, em parte, também pela televisão, acrescentou Gabriella. Pelo computador ou smartphone, as famílias também poderão participar à distância com uma modalidade de inscrição, seja na preparação seja na semana de 22 a 26 de junho. Uma vez inscritas, elas receberão as informações dos instrumentos pastorais que o dicastério colocará à disposição.

A comunicação no evento – #wmof22

Segundo o diretor do escritório de comunicações sociais da diocese de Roma, Mons. Walter Insero, um dos principais desafios será não só potencializar a comunicação, mas favorecer a participação social neste evento. Esse é um desafio para responder ao convite do Papa: “Todos poderão participar, mesmo aqueles que não puderem vir a Roma”.

Para quem estiver fora de Roma, além dos encontros presenciais nas dioceses, será possível acompanhar a programação em Roma por meios digitais. Um deles é o site oficial – www.romefamily2022.com – bem como as redes sociais.

O site, nesses meses de preparação, reunirá conteúdos que possam ajudar na organização. Nas redes sociais, o objetivo é envolver o máximo de perfis que for possível para compartilhar a hashtag “#wmof22” e espalhar, assim, os conteúdos. “Estaremos empenhados para estar realmente próximo a todos”, garantiu Mons. Insero.

A palavra da família Scifoni

Presente na coletiva representando todas as famílias de Roma, o casal Giovanni e Elisabetta Scifoni.

Eles recordaram a oração oficial para o encontro – que pode ser feita em casa, com os pais e filhos, ou nas paróquias. Também a imagem que é símbolo do evento. O hino “We believe in love”, composto pelo Monsenhor Marco Frisina, e que retoma claramente o tema do amor familiar, tema central do Encontro Mundial de junho. E o videoclipe do hino, que registra a expectativa de Roma através de imagens de um esplendor que atravessa os séculos.

“Sabemos que algo de belíssimo está para acontecer, para nós, para Roma, para o mundo todo. Esperam-nos, seguramente, dias intensos, ricos, também cansativos, mas certamente entusiasmantes, juntos ao nosso amado Papa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo