Menos de um mês

Brasileiros comentam expectativa para o Encontro Mundial das Famílias

Encontro Mundial das Famílias acontece de 22 a 26 de junho; casais, famílias inteiras e padres brasileiros estão entre os participantes

Verônica Suênia,
Da Redação

Família – Foto: Unsplash

De 22 a 26 de junho acontece no Vaticano o 10º Encontro Mundial das Famílias. Casais, famílias inteiras e padres brasileiros estarão presentes em Roma para o evento que reúne pessoas do mundo inteiro. 

O Dicastério para os Leigos, Família e Vida, entidade responsável pela organização do encontro, definiu um número determinado de pessoas de cada país, que representa a respectiva nação. Para o Brasil, foi definida uma delegação composta por cinco bispos, um sacerdote e quinze casais.

Nas edições anteriores o evento era aberto para todas famílias ou outras pessoas que desejassem participar. O desejo do Papa Francisco com esta mudança é que mais famílias possam participar dos eventos programados nas suas dioceses através de programação local ou transmitidos de Roma.

O casal de coordenadores da Pastoral Familiar Nacional, Luiz e Kathia Stolf, são da Diocese de Joinville (SC) e falam da expectativa de viver esse encontro e estar em Roma participando entre os representantes do Brasil:

“Com certeza estamos ansiosos e felizes por poder participar deste momento tão importante para as famílias e para toda a Igreja e poder estar perto do Papa. É sem dúvida um momento de emoção e uma graça.”

Luiz e Kathia já estiveram no encontro de 2018, na Irlanda, e dessa vez estarão com mais 14  casais de várias regiões do Brasil.

Sobre o evento

Na edição deste ano, pela primeira vez, um casal brasileiro está na programação entre os conferencistas: André Parreira e sua esposa Karina. Eles irão conduzir um dos momentos práticos, como oficinas, chamado de “painel”. 

Leia mais
.: Encontro Mundial das Famílias terá casal brasileiro entre conferencistas

O tema abordado para 2022 é “Amor em Familia; vocação e caminho de santidade”. Este ano, devido a pandemia, o Papa Francisco propôs um novo formato para o Encontro Mundial das Famílias, sendo um evento multicêntrico, ou seja, em cada diocese dos diversos países deverá acontecer simultaneamente eventos com temas que vão ser refletidos a partir de Roma. 

O X Encontro Mundial das Famílias, culmina com o encerramento do Ano da Família, aberto em 19 de março de 2021. Foi um ano para aprofundar o documento Amoris Laetitia que completa cinco anos de publicação. 

O encontro em todo o mundo

O padre da Diocese de Lorena, Rafael Beck Ferreira, falou de como o evento está sendo aguardado com muita expectativa por toda a Igreja.  “Será um encontro, nas palavras do Papa: multicêntrico e generalizado! Ou seja, todas as dioceses e comunidades poderão vivenciá-lo através das propostas e dos subsídios”.

O sacerdote disse que  espera, como pastor que acompanha muitos casais, que o Santo Padre anime as famílias na vivência do “Evangelho do Amor” e no caminho da santidade nesta segunda década do século XXI. 

“Um encontro desses faz cada família entender sua vocação e sua identidade, que não é apenas um amontoado de pessoas e relações, mas um projeto de amor que brota do coração de Deus. Isso ajuda as famílias a se reencontrarem e reencontrarem o rumo, a se fortalecerem e se perdoarem.”

Como nas edições anteriores, o Encontro Mundial é uma grande festa: as famílias unidas ao Papa, orando, cantando, ouvindo e trocando experiências. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo