22 a 26 de junho

Delegação brasileira se prepara para o Encontro Mundial das Famílias

33 brasileiros representarão o país no Encontro em Roma; a pedido do Papa, atividades também devem acontecer de forma descentralizada em todo o mundo

Da Redação, com CNBB

Divulgação – CNBB

Uma delegação de 33 pessoas representará o Brasil no X Encontro Mundial das Famílias. O evento será realizado de 22 a 26 de junho em Roma e, a pedido do Papa Francisco, ocorrerá também de forma descentralizada em dioceses de todo o mundo. A delegação do Brasil foi organizada a partir da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

O assessor da Comissão Vida e Família e secretário da CNPF, padre Crispim Guimarães, integra a delegação. Ele explica que o grupo brasileiro representa todas as regiões do país. Seus integrantes são agentes da Pastoral Familiar e integrantes de movimentos eclesiais que atuam nas ações evangelizadoras voltadas para as famílias. Junto ao padre, 14 casais, uma pessoa separada e três bispos.

Expectativas

A delegação preenche as vagas oferecidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e pela diocese de Roma, organizadores do evento. Mas também outros brasileiros estarão no evento, como alguns que já estão na Europa e também convidados.

O grupo pretende aproveitar todo o programa preparado para o evento, como o Festival das Famílias, as celebrações com o Papa Francisco e o Congresso Teológico. Mas também fará visitas como parte de um roteiro espiritual: as catacumbas de São Calixto, as Basílicas de Santa Maria Maior, de São João de Latrão e de São Pedro, entre outros locais.

Veja também:

“O nosso foco é realmente participar e absorver aquilo que vai acontecer no Congresso Teológico, obviamente com o desejo de trazer alguma coisa para o nosso trabalho aqui no Brasil”, afirma o padre Crispim.

O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, manifesta um desejo de comunhão com os agentes para esse momento. “Vamos estar em Roma e vamos levar todos junto com a gente e torcendo para que aqui possa se viver essa sinodalidade, essa unidade na vivência do X Encontro Mundial das Famílias”.

Convidados

O Brasil também está representado na programação do evento. Dois casais vão participar dos painéis oferecidos pelo X Encontro Mundial das Famílias. Da arquidiocese de Florianópolis, o casal Fabíola Goulart e Gustavo Huguenin vai apresentar uma reflexão no primeiro painel do dia 24 de junho. O tema será “Redes sociais: um ‘ambiente’ para os nossos filhos?”.

Outro casal participante será André e Karina Parreira, da diocese de São João Del Rei (MG). Eles farão uma reflexão no painel cujo tema é “O amor em família na provação“. Eles vão partilhar a partir do mote “Amor em família: maravilhoso e frágil”.

O Congresso Teológico Pastoral terá casais convidados de vários países além do Brasil: Argentina, Austrália, África do Sul, Bélgica, Canadá, Itália, Indonésia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Líbano e Taiwan.

Leia também
.: Encontro Mundial das Famílias começou com João Paulo II

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo