Dia da Pesca

Vaticano pede mais solidariedade com trabalhadores da pesca

Dia Mundial da Pesca é comemorado neste sábado, 21

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Dia Mundial da Pesca é comemorado em 21 de novembro./ Foto: lockerswatanabe por Pixabay

O Dia Mundial da Pesca é comemorado anualmente no dia 21 de novembro para destacar a importância do setor de trabalho marítimo, que fornece uma fonte de emprego para cerca de 59,5 milhões de pessoas.

Surpreendentemente, um em cada dois trabalhadores é mulher. A Ásia tem o maior número de trabalhadores neste setor e contribui com cerca de 85 por cento da força de trabalho total mundial; e com 3,1 milhões de embarcações, representa 68 por cento da frota pesqueira total global.

Em mensagem pela data, o prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, salientou que a celebração deste ano ocorre em um momento excepcional, quando os efeitos da pandemia de covid-19 se espalharam rapidamente pelo mundo, com consequências dramáticas para as economias de muitos países e um impacto severo em setores mais vulneráveis, como a pesca.

A mensagem recorda que o impacto da pandemia de covid-19 na indústria está essencialmente na área de respostas estratégicas dos governos à pandemia, tais como: distanciamento social e fechamento de mercados de pesca, clientelismo reduzido de hotéis e restaurantes. “Isso criou desafios para a venda de pescado fresco e produtos afins, principalmente no colapso da demanda por produtos pesqueiros e na redução dos preços oferecidos pelo pescado. Portanto, na situação atual, a pesca, o processamento, o consumo e o comércio do pescado têm diminuído constantemente.”, afirmou o cardeal.

Desafios na indústria pesqueira

Em suas palavras, o cardeal lembra que, ao lado dos efeitos da pandemia na indústria pesqueira, há problemas crônicos que atormentam a indústria e diante dos quais os desafios causados ​​pelo covid-19 se esvaem.

“Esses problemas crônicos, que constituem ‘crime de pesca’, são os problemas da sobrepesca e da pesca ilegal, não regulamentada e não declarada (IUU), que continuam em todo o mundo sob diferentes bandeiras e por grupos que dispõem de frotas poderosas e têm melhores recursos. Isso desconsidera as leis e regulamentos internacionais e nacionais. Este estado de coisas vitima pescadores autênticos e comunidades pesqueiras com a concorrência desleal e esgota os estoques de peixes a uma taxa que não permite que os peixes se recuperem. É uma prática que não é sustentável e que leva à diminuição da população de peixes e à redução da produção futura.”

O dano causado pela pesca IUU e pela sobrepesca se estende além da população costeira, porque bilhões de pessoas dependem dos peixes para obter proteína, e a pesca é o principal meio de vida para milhões de pessoas em todo o mundo.

Condições de trabalho e covid-19

O cardeal mostra preocupação com as condições de trabalho e a segurança dos pescadores no mar, afetadas pelo fechamento dos portos pesqueiros devido à pandemia e a impossibilidade de troca de tripulantes.

Além disso, a falta de Equipamentos de Proteção Individual aumenta o risco de transmissão do vírus, pois os pescadores trabalham em espaços restritos e fechados.

“Como consequência direta, vários membros da tripulação foram infectados em vários navios de pesca e, impossibilitados de receber assistência médica imediata, morreram e foram rapidamente enterrados no mar por seus preocupados companheiros. Frequentemente, as famílias nada sabem sobre o destino de seus entes queridos.”

A questão da migração também foi abordada na mensagem, pois muitos pescadores migrantes são privados da oportunidade de trabalhar.

“Sem nenhuma renda para sustentar suas famílias e pagar suas dívidas, correm o risco de se tornarem vítimas de tráfico de pessoas ou de trabalhos forçados. Eles também podem ficar presos em países estrangeiros e ser forçados a viver em campos de refugiados, apertados juntamente com saneamento precário. Além disso, a grande maioria dos pescadores em todo o mundo foi, por diferentes razões, excluída da ‘proteção social’ básica fornecida por alguns governos nacionais e foi forçada a contar com a generosidade de organizações de caridade ou a assistência da comunidade local para sobrevivência.”

O cardeal lembra que os problemas de trabalho forçado e tráfico de pessoas sempre atormentaram o setor pesqueiro e que, agora, permanecem particularmente graves.

“Estas são agravadas pelas condições de extrema pobreza em certos países, induzidas pela pandemia de covid-19, e que geram ondas de pessoas aflitas que perderam o emprego como pescadores e que vêm de áreas rurais. Essas populações deslocadas são propensas a serem enganadas e obrigadas por corretores e agências de recrutamento a trabalhar a bordo de navios sob ameaça de força ou por meio de servidão por dívida.”

A palavra da igreja

O cardeal aproveitou para fazer um apelo para que, neste tempo de pandemia, haja uma maior solidariedade com as pessoas mais marginalizadas, como explica Fratelli Tutti do Papa Francisco: “A solidariedade encontra expressão concreta no serviço, que pode assumir várias formas no esforço para cuidar dos outros. E serviço em grande parte significa “cuidar da vulnerabilidade, dos membros vulneráveis ​​de nossas famílias, nossa sociedade, nosso povo” (# 115).

“O caminho para a proteção total dos direitos humanos e trabalhistas de todas as categorias de pescadores continua sendo um caminho longo e tortuoso. Mais uma vez, levantamos nossa voz para pedir um esforço renovado de organizações internacionais e governos, para fortalecer seu compromisso de implementar legislações para melhorar as condições de vida e de trabalho dos pescadores e suas famílias e para fortalecer sua luta contra o trabalho forçado e o tráfico de pessoas. A hora de conversar acabou. É hora de agir!”

A mensagem recordou o Discurso do Papa Francisco às autoridades civis, na Albânia, em setembro de 2014: “Quando a dignidade da pessoa humana é respeitada e seus direitos reconhecidos e garantidos, a criatividade e a interdependência prosperam, e a criatividade da personalidade humana é liberada por meio de ações que promovem o bem comum”

Ao final, o cardeal afirmou que seu pensamento está com todos os pescadores do mundo que estão passando por sofrimentos e dificuldades, em particular, os dezoito pescadores de diferentes nacionalidades de Mazara del Vallo – Sicilia, que estão incomunicáveis ​​na Líbia desde 2 de setembro.

“Suas famílias continuam esperando ansiosamente por informações sobre onde estão e a oportunidade de conversar com seus entes queridos. Acima de tudo, desejam se reunir com eles.

Por esta razão simples e humanitária, apelo aos governos e autoridades nacionais apropriados para resolver esta situação aguda e encontrar uma solução positiva por meio do diálogo aberto e sincero.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo