GUERRA

UNICEF/Gaza: crianças desnutridas estão morrendo lentamente

Declaração de Adele Khodr, Diretora Regional do UNICEF para o Oriente Médio e Norte da África. “Essas mortes trágicas e horríveis são causadas pelo homem, previsíveis e totalmente evitáveis”

Da redação, com Vatican News

Destruição no campo de refugiados de Jabalia na Faixa de Gaza / Foto: Anadolu Agency via Reuters

“As mortes de crianças que temíamos ocorreram, enquanto a desnutrição assola a Faixa de Gaza. De acordo com relatos, pelo menos dez crianças morreram de desidratação e desnutrição no hospital Kamal Adwan, no norte da Faixa de Gaza, nos últimos dias. É provável que mais crianças estejam lutando por suas vidas em algum lugar em um dos poucos hospitais que restam em Gaza e que ainda mais crianças no norte não possam receber nenhum tratamento. Essas mortes trágicas e horríveis são causadas pelo homem, previsíveis e totalmente evitáveis.

Adele Khodr, Diretora Regional do UNICEF para o Oriente Médio e Norte da África / Foto: Reprodução Youtube

A falta generalizada de alimentos nutritivos, de água potável e serviços médicos, resultado direto dos obstáculos de acesso e dos vários perigos enfrentados pelas operações humanitárias da ONU, afeta crianças e mães, prejudicando sua capacidade de amamentar seus filhos, especialmente no norte da Faixa de Gaza. As pessoas estão famintas, exaustas e traumatizadas. Muitas estão se agarrando à vida.

Leia também
.: Segudo UNICEF, 1,5 milhão de crianças precisam de ajuda no Paquistão

A disparidade nas condições entre o norte e o sul é uma evidência clara de que as restrições de ajuda no norte estão custando vidas. Exames sobre a desnutrição realizados pelo UNICEF e pelo WFP no norte em janeiro constataram que quase 16% — ou 1 em cada 6 crianças com menos de 2 anos — estão gravemente desnutridas. Exames semelhantes foram realizados no sul, em Rafah, onde a ajuda tem sido mais disponível, e constataram que 5% das crianças com menos de 2 anos de idade estão gravemente desnutridas.

As agências de ajuda humanitária, como o UNICEF, devem ter condições de reverter a crise humanitária, evitar a fome e salvar a vida de crianças. Para isso, precisamos de múltiplos pontos de entrada confiáveis para levar ajuda de todas as passagens possíveis, incluindo a passagem norte de Gaza; e garantias de segurança e passagem sem obstáculos para distribuir ajuda, em grande escala, em toda a Faixa de Gaza, sem proibições, atrasos e impedimentos de acesso”.

O UNICEF tem alertado desde outubro que o número de mortos em Gaza aumentaria exponencialmente se uma crise humanitária surgisse e aumentasse. A situação só piorou e, como resultado, na semana passada, alertamos que uma explosão de mortes de crianças era iminente se a atual crise nutricional não fosse resolvida.
Agora, as mortes de crianças que temíamos estão aqui e provavelmente aumentarão rapidamente, a menos que a guerra termine e os obstáculos à ajuda humanitária sejam resolvidos imediatamente”.

A sensação de impotência e desespero dos pais e médicos ao perceberem que a ajuda que salva vidas, a apenas alguns quilômetros de distância, está fora de seu alcance, deve ser insuportável, mas ainda pior são os gritos angustiados dessas crianças que morrem lentamente sob o olhar do mundo. A vida de milhares de outros bebês e crianças depende da adoção de medidas urgentes”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo