Iniciativa teve como tema “O sangue e a água: fontes de salvação da Igreja”
Da redação, com POM
Será concluída nesta segunda-feira, 17, a 14ª experiência Missionária na Arquidiocese de Santarém (PA). A iniciativa teve como tema “O sangue e a água: fontes de salvação da Igreja”. A experiência reúne seminaristas das diversas dioceses e prelazias do país.
Leia mais
.: Padre aos batizados: “Somos missionários, portanto somos missão”
Os seminaristas foram divididos em quatro grupos e visitaram toda a área missionária de Urucurituba. Foram enviados para as comunidades de São Ciríaco, Piracãoera de Cima, Piracãoera de Baixo, Igarapé do Costa e Igarapé Assum da Ponta Negra, onde viveram e conviveram com as comunidades da área da várzea.
Relato de um seminarista
Nessa experiência missionária, os seminaristas puderam partilhar a fé e a vida. O seminarista Artur Gomes lembra a importância de estar em contato com a comunidade de Santarém.
“Ser missionário na Amazônia é sair por inteiro de nosso conforto e vivenciar o cotidiano das comunidades que, por vezes, estão necessitadas da presença de Cristo. Para mim, a experiência missionária vai além de uma experiência física. É poder ver o olhar das pessoas e sentir a pureza de um povo que anseia por Jesus. É sentir a confirmação do meu chamado e ver que minha vocação é uma das soluções para isso”, disse.
Gomes destaca que todo conhecimento adquirido na comunidade de Piracãoera de Cima é lição para a vida. “As histórias, as risadas, conhecer pessoas novas, viver em comunidade, sentir o calor e sabor da Amazônia, tudo isso é satisfatório”, conclui o seminarista.