O leigo Maximino Caballero Ledo é especialista em finanças e deixa posição de grande responsabilidade nos Estados Unidos para trabalhar no Vaticano
Da Redação, com Vatican News
O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 4, a nomeação do novo secretário geral da Secretaria para a Economia, o dicastério guiado pelo padre Juan Antonio Guerrero, que é prefeito do órgão. Trata-se de Maximino Caballero, nomeado para o cargo pelo Papa Francisco.
“De todas as diversas oportunidades de carreira que eu poderia ter imaginado, esta é uma que eu nunca sequer pensei remotamente”, afirmou Caballero sobre sua nomeação. Ele agora passa a ser o número dois desse organismo vaticano.
Espanhol de origem e estadunidense de adoção, Caballero nasceu em Mérida (Badajoz), Espanha, em 1959. Casado há 31 anos e pai de dois filhos, ele desenvolveu sua carreira profissional na área da finança. Após graduar-se em Economia pela Universidade Autônoma de Madri, obteve seu MBA (Master in Business Administration) na IESE Business School de Barcelona. Ele trabalhou por vinte anos entre Barcelona e Valência, como responsável de finanças em vários países europeus, no Oriente Médio e na África. Em 2007 ele se transferiu com sua família para os Estados Unidos, onde reside até hoje.
Durante a sua permanência nos EUA, Caballero ocupou vários cargos na área Finança de Baxter Healthcare Inc., uma empresa do setor de saúde com ampla base de acionistas com sede em Deerfield, Illinois, uma empresa global de produtos e serviços médicos com uma lista de produtos para curas intensivas, nutrição, cuidados renais, hospitais e cirurgia. Ele atuou como Vice-Presidente de Finança para a América Latina, Vice-Presidente de Finança Internacional e Vice-Presidente de Finança Americana, além de liderar projetos globais na própria empresa.
“Os Estados Unidos e Baxter têm sido minha casa por muitos anos, explica o novo Secretário da Spe. Aqui tive a oportunidade tanto de crescer profissionalmente quanto de interagir com pessoas e projetos provenientes praticamente de todo o mundo. Meu trabalho me permitiu conhecer culturas diversas e me ajudou a entender a importância e a força da diversidade. Em nível pessoal, admiro o grau de envolvimento dos fiéis neste país com a Igreja e sua generosidade em apoiar suas paróquias e suas obras sociais”.
Maximino Caballero e padre Juan Antonio Guerrero, atual Prefeito da Secretaria para a Economia, são provenientes da mesma cidade e são amigos de infância. “Padre Guerrero e eu crescemos juntos”, confessa Caballero. “Nossas famílias mantiveram laços de amizade por toda a vida, e estivemos muito próximos um do outro até a universidade”. A partir de então, a vida levou cada um de nós por caminhos diferentes, mas sempre sem nunca perder os contatos”.
“Quando padre Guerrero me chamou para propor este projeto, passou-me pela minha cabeça uma longa lista de motivos pelos quais eu não podia aceitar: a minha família se estabeleceu nos Estados Unidos; eu teria que deixar temporariamente os meus filhos, Sandra e Maxi, que trabalham ali; o trabalho; a casa… Entretanto, minha esposa, Inmaculada e eu sabíamos desde o primeiro momento que o chamado de Deus chega de formas muito diversas, e este era o nosso. Portanto, havia apenas uma resposta: ‘fiat’ “.
Após a demissão do seu atual cargo, o novo Secretário geral da Secretaria para a Economia da Santa Sé e sua esposa se transferirão para Roma nos próximos dias. Caballero inicia o seu trabalho a partir da segunda quinzena de agosto.
“Pensar que a Igreja seja apenas uma questão de sacerdotes e freiras e que o restante de nós seja apenas espectadores é muito difundido Entretanto, os fiéis leigos têm uma tarefa muito importante a realizar dentro da Igreja. Somos todos membros do mesmo corpo e todos temos nossa missão. Para mim, poder colaborar com a Santa Sé, a serviço do Santo Padre, é uma honra e uma grande responsabilidade. Meus ‘talentos’ são a minha experiência e o meu trabalho, e espero com eles poder fazer minha parte e colaborar para a transparência econômica da Santa Sé. Encaro esse novo passo em nossa vida com humildade e gratidão ao padre Guerrero por ter proposto a minha candidatura, e ao Santo Padre por ter depositado em mim a sua confiança”.