Cura D'Ars

No Twitter, Papa Francisco envia mensagem pelo Dia do Padre

Dia do Padre é celebrado hoje, memória de São Cura D’Ars

Da redação

O Papa Francisco enviou, pelo Twitter, nesta terça-feira, 4, uma mensagem aos padres, por ocasião do Dia do Padre, celebrado na memória de São Cura D’Ars:

“Queridos irmãos sacerdotes, peçamos ao Senhor para sermos homens que testemunhem com a vida a compaixão e a misericórdia que somente Jesus pode nos dar. #SantoCuradArs”, escreveu.

O Dia do Padre é comemorado desde 1929, e foi instituída por Papa Pio XI.

Francisco e os sacerdotes

Em suas várias colocações aos sacerdotes, Francisco sempre os encoraja a estar abertos às surpresas de Deus, usar a criatividade para a evangelização e a entender que seu trabalho não é burocrático, mas que “ser sacerdote é arriscar a vida pelo Senhor”.

Em 2017, ao falar a jovens padres, na Plenária da Congregação para o Clero, Francisco refletiu sobre a nova Ratio Fundamentalis, documento sobre a formação dos sacerdotes, e afirmou:

“Vocês foram escolhidos, são amados pelo Senhor.” “Deus olha para os sacerdotes com a ternura de Pai e não deixa os seus passos vacilarem. Aos seus olhos vocês são importantes e Ele sabe que estão à altura da missão à qual os chamou.”

E ressaltou que alguns comportamentos são importantes na caminhada de um sacerdote: rezar sem cessar, caminhar sempre e partilhar com o coração”.

“Porque podemos ser ‘pescadores de homens’ somente se nós, por primeiros, reconhecemos ter sido pescadores da ternura do Senhor”, explicou. “A nossa vocação começou quando, abandonada a terra do nosso individualismo e de nossos projetos pessoais, nos encaminhamos para a santa viagem, entregando-nos ao Amor que nos procurou e à Voz que fez vibrar o nosso coração”.

O Santo Padre também lembra que um padre deve “se atualizar sempre e permanecer aberto às surpresas de Deus”. Nessa abertura ao novo, “os sacerdotes jovens poder ser criativos na evangelização, frequentando com discernimento os novos lugares da comunicação”.

Quanto ao partilhar com o coração, Papa Francisco lembrou que “a vida sacerdotal não é um escritório burocrático ou um conjunto de práticas religiosas ou litúrgicas para atender. Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo