Santuário do Pai das Misericórdias

Canção Nova celebra missa em ação de graças por sua nova presidência

Padre Wagner Ferreira, novo presidente da Canção Nova, presidiu a celebração, acompanhado pela oração de toda a Comunidade

Jéssica Marçal
Da Redação

Padre Wagner Ferreira acompanhado por padres e diáconos da Comunidade Canção Nova durante a celebração / Foto: Larissa Ferreira

O novo presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, presidiu nesta quinta-feira, 2, a Missa das 7h no Santuário do Pai das Misericórdias. A celebração foi em ação de graças por sua eleição e pela eleição do novo vice, padre Donizete Heleno Ferreira. A eleição da nova presidência aconteceu na terça-feira, 28. 

Participaram da celebração os membros da Assembleia Geral da Comunidade, que estiveram reunidos de 27 de fevereiro até ontem, 1º, para a eleição da nova presidência. Também presentes missionários da comunidade, colaboradores da Fundação João Paulo II e fiéis que visitam diariamente o Santuário.

Padre Wagner explicou que, após o falecimento do Monsenhor Jonas Abib, fundador e presidente da Comunidade, era necessária a experiência comunitária de discernimento espiritual para eleger o novo presidente. A Assembleia aconteceu, então, em atitude de oração e escuta à vontade de Deus.

“Eu fui escolhido não pelos meus méritos, mas creio, como um ato de fé, que fui escolhido pela vontade de Deus. Essa vontade que se expressou por meio dos meus irmãos e irmãs que compõem a Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova”.

“Padre Jonas é insubstituível”

O sacerdote saudou, de modo especial, os co-fundadores da Comunidade – Wellington Jardim, o Eto, e Luzia Santiago – que também fazem parte da Assembleia Geral. “Esses irmãos que foram escolhidos por Deus para, juntamente com padre Jonas, fundar, colocar as bases principais do carisma Canção Nova”.

“Padre Jonas é insubstituível. Eu não tenho pretensão alguma de ser igual a ele. Tentarei ser igual a ele no seu ardor, no seu amor por Deus e pela Igreja.”
Padre Wagner Ferreira
Presidente da Com. Canção Nova

Segundo padre Wagner, é um consolo saber que ele não está só na missão de suceder o grande profeta que foi padre Jonas. “Padre Jonas é insubstituível. Eu não tenho pretensão alguma de ser igual a ele. Tentarei ser igual a ele no seu ardor, no seu amor por Deus e pela Igreja. Eu tentarei alcançar os pés do padre Jonas, mas não esperem que eu seja igual a ele”.

Pediu a todos fidelidade ao carisma para que, juntos, assumam a responsabilidade de fazer acontecer na vida da Igreja e da humanidade o carisma fundado por padre Jonas Abib. “Vamos juntos, não me deixem só, é responsabilidade de todos. E muito me consola saber que não estou só”.

O sacerdote também se manifestou sobre a escolha do padre Donizeti como vice-presidente. Um padre jovem, que certamente tem muito a contribuir, ressaltou.

Quaresma: tempo de conversão, de oração

Ainda na homilia, padre Wagner recordou que a Igreja vive o tempo da Quaresma, propício à conversão. Enfatizou a importância do tripé deste tempo litúrgico – caridade, jejum e oração – ressaltando que a liturgia de hoje destaca a oração. “Antes de tudo, oração é dom e todos nós, discípulos, discípulas de Jesus, devemos suplicar ao Senhor o dom da oração”.

O principal modelo de oração é Jesus, disse padre Wagner: Ele orava sem cessar, buscando ocasiões para entrar em intimidade com Deus. E é preciso, ressaltou, adquirir, de modo particular nesse tempo quaresmal, o hábito da oração.

“Para a Canção Nova é tempo novo tendo em vista a eleição da nova presidência. Em fidelidade ao legado do padre Jonas, a família Canção Nova faz da oração o centro e a fonte de sua vida e do seu trabalho”.

Recordando o ensinamento do padre Jonas – que o essencial é orar como Jesus – exortou toda a comunidade à vida de oração, seguindo na evangelização, preparando as pessoas para a vinda gloriosa do Senhor.

“Aproveitemos este momento para pedir a Deus o dom da oração. Que nesse tempo quaresmal possamos adquirir o hábito da oração, orar como Jesus. Pela mediação de Jesus, entrarmos nessa intimidade com Deus nosso Pai”.

Ao final da celebração, o sacerdote convidou os membros da Comunidade Canção Nova para uma foto e para visitarem o túmulo do Monsenhor Jonas para um momento de oração. O sacerdote está sepultado nas dependências do Santuário do Pai das Misericórdias.

Foto: Júlia Beck

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo