28/04

 Santuário de Fátima promove III Jornada de Comunicação

A III Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima acontecerá no Centro Pastoral de Paulo VI, a 28 de abril

Da Redação, com Santuário de Fátima 

Foto: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima promoverá, no dia 28 de abril, a III Jornada de Comunicação, que este ano decorrerá no âmbito do Centenário do Jornal Voz da Fátima, a mais antiga publicação regular da instituição.

A jornada, intitulada: O Mundo visto de Fátima – Jornadas no contexto do centenário do Jornal Voz de Fátima, aberta ao público visa debater a importância da imprensa de inspiração cristã na construção das sociedades.

O encontro contribuiu para relatar e difundir o acontecimento, e também interpretar o mundo contemporâneo a partir da mensagem, assumindo-se como a voz institucional deste Santuário.

A Jornada de Comunicação procurará refletir sobre o futuro da imprensa cristã, os desafios da transição digital e a importância do jornalismo de proximidade, atento à escuta de pessoas e causas concretas.

A III Jornada de Comunicação abrirá com uma conferência do Presidente Dicastério da Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini e contará, entre outros, com investigadores da academia portuguesa, de entre os quais Carlos Camponez, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Estarão presentes Felisbela Lopes, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho; Pedro Jerónimo, docente e investigador da Universidade da Beira Interior  e Jorge Pedro Sousa, professor da Universidade Fernando Pessoa.

Momentos importantes 

Na parte da tarde, existirão dois momentos importantes: o primeiro será uma mesa redonda com responsáveis editoriais de jornais congéneres à Voz da Fátima, noutras dioceses portuguesas.

No segundo momento, a antestreia da reportagem Páginas de Fátima, feita pelo jornalista Joaquim Franco, que permitirá uma viagem que atravessa os cem anos do jornal, lendo as principais temáticas que ocuparam a atenção dos responsáveis pela linha editorial desta publicação.

Durante a Jornada, será apresentado um estudo comparado da Voz da Fátima, onde se apresenta o perfil do leitor através da participação de vários responsáveis das principais publicações da imprensa católica portuguesa.

Origem do jornal Voz da Fátima 

O primeiro número do jornal foi publicado em 13 de outubro de 1922, como meio de contato com os peregrinos e pela necessidade de dar a conhecer a vida do Santuário.

A decisão de criar o jornal foi tomada, em 4 de maio de 1922, por uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, e a publicação teria a finalidade de publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, as aparições.

O jornal Voz da Fátima teve uma tiragem inicial de 6 mil exemplares, que chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954. Atualmente, a tiragem situa-se nos 62 mil exemplares, estando também disponível na página online do Santuário.

A jornada pode ser seguida presencialmente ou através das redes digitais; em qualquer dos casos, a inscrição é obrigatória e deverá ser feita para congressos@fatima.pt .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo