Portugal

Papa nomeia novo bispo para a diocese de Leiria-Fátima

Dom José Ornelas Carvalho é o novo bispo de Leiria-Fátima, sucedendo o Cardeal Antônio Marto, que se torna emérito

Da Redação, com informações da Santa Sé e Santuário de Fátima

Dom José Ornelas Carvalho/ Foto: Reprodução Santuário de Fátima

O Papa Francisco nomeou um novo bispo para a diocese de Leiria-Fátima (Portugal): Dom José Ornelas Carvalho, S.C.J., até então da diocese de Setúbal. Dom José sucederá o Cardeal Antônio Augusto dos Santos Marto, que renunciou ao aproximar-se a idade canônica para tal – completa 75 anos em maio – e sentindo também limitações das forças físicas. Ele agora se torna emérito bispo emérito de Leiria-Fátima.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, agradeceu a solicitude pastoral do Cardeal Marto e deu as boas-vindas ao novo bispo nomeado. “No início do novo ministério que lhe é confiado, o Santuário deseja-lhe as maiores felicidades e assegura-lhe a oração dos peregrinos para que o Senhor o acompanhe no novo ministério, com as bênçãos da mãe do Céu”, afirma o reitor.

Na mensagem dirigida a toda a diocese, Dom Antônio Marto agradece a compreensão paternal do Santo Padre. Perante os diocesanos, recorda a trajetória percorrida. “Tudo o que vivemos e realizamos em comum, caminhando juntos nestes dezesseis anos, foi sobretudo obra de Deus, Senhor da vinha. As realizações pastorais que se alcançaram são fruto do esforço e da generosidade de todos”, enfatiza.

Dom José Ornelas também falou sobre sua nomeação. Sua ligação com Fátima é antiga e é justamente sobre a Virgem que ele fala em sua mensagem. “Quando comecei o meu ministério episcopal em Setúbal, percorri a Diocese com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que aqui estava de visita. Ela foi a minha primeira guia na missão que Deus me confiava. Agora, peço-lhe que me acompanhe nesta nova missão em Leiria-Fátima”.

A posse de Dom José Ornelas será no próximo dia 13 de março, em celebração a que presidirá na Sé de Leiria. Este é o dia em que, no Santuário, se faz memória das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Cova da Iria. Até lá, Dom Antônio Marto permanecerá como administrador apostólico.

Sobre Dom José Ornelas

Dom José Ornelas é natural de Porto da Cruz (Madeira), na diocese de Funchal. Fez a profissão religiosa na Congregação do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos) em 29 de setembro de 1972. É doutor em Teologia Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma.

A ordenação sacerdotal foi em 9 de agosto de 1981. Como padre, exerceu várias funções, como vice-reitor de seminário, professor e secretário na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Dentro de sua província religiosa, foi conselheiro, vice-provincial e superior provincial. De 2003 a 2015, foi superior gera dos Padres Dehonianos.

Em 24 de agosto de 2015, foi nomeado bispo de Setúbal e sua ordenação episcopal foi em 25 de outubro do mesmo ano. Desde junho de 2020, é presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo