20 de fevereiro

Santuário de Fátima celebra solenidade dos santos pastorinhos

São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto foram canonizados no dia 13 de maio de 2017 pelo Papa Francisco

Da redação, com Agência Ecclesia

Foto: Domínio público

O Santuário de Fátima celebra nesta segunda-feira, 20, a solenidade dos pastorinhos da Cova da Iria, Francisco e Jacinta Marto. A programação foi iniciada com um terço às 10h (horário local). Depois, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, presidiu a Missa às 11h (horário local) na Basílica da Santíssima Trindade.

O Santuário de Fátima assinala que, no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e da visita do Papa Francisco, que canonizou os santos Francisco e Jacinta Marto, várias iniciativas destacam a espiritualidade e o carisma das duas crianças que continuam a servir de modelo para jovens e adultos em todo o mundo.

Canonização

Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos das Aparições de Fátima, em 1917, foram canonizados no dia 13 de maio de 2017, no Santuário de Fátima. Eles são considerados os mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

“Na escola de Maria, fizeram a experiência de se sentir amados por Deus e procuram amar os outros de todos os modos”, disse o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, no domingo, 19, véspera da Festa dos Santos Pastorinhos, na homilia da Missa na Basílica da Santíssima Trindade.

Iniciativas

Desde o dia 11 de fevereiro, o santuário mariano da Cova da Iria promoveu várias iniciativas para celebrar a festa destes dois pastorinhos, como uma novena, um retiro, para jovens entre 18 e 30 anos, momentos de veneração aos túmulos e um concerto, o VIII concerto evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, intitulado “O Sopro e a Palavra”, inspirado em São Tomás de Aquino.

Francisco Marto e Jacinta Marto eram os mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus, naturais do lugar de Aljustrel, Fátima. Francisco nasceu a 11 de junho de 1908 e foi batizado no dia 20 do mesmo mês, na igreja paroquial de Fátima. Jacinta Marto nasceu a 5 de março de 1910, tendo sido batizada no dia 19 do mesmo mês, também na igreja paroquial de Fátima.

As duas crianças começaram a pastorear o rebanho da família ainda muito novos, juntamente com sua prima Lúcia. São Francisco Marto, “o mais contemplativo dos três videntes”, morreu a 4 de abril de 1918; a sua irmã Santa Jacinta morreu no dia 20 de fevereiro de 1920, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, data da festa litúrgica dos videntes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo