Itália

Santo Antônio é celebrado com eventos religiosos e culturais em Pádua

Frade franciscano é celebrado pela Igreja nesta segunda-feira, 13; Segundo biografia, Santo Antônio morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália

Da redação, com Vatican News

Imagem de Santo Antônio/ Foto: Reuters

A cidade de Pádua organiza uma série de eventos para comemorar Santo Antônio até o dia 30 de junho. Nesta segunda-feira, 13, dia do santo, a solenidade será presidida pelo bispo de Pádua, Dom Claudio Cipolla. Outro evento principal previsto para hoje será a procissão com a estátua e relíquias do frade franciscano. As celebrações de Santo Antônio na cidade de Pádua serão dedicadas este ano ao 800º aniversário do sermão de Forlì.

Particularmente amado como pregador durante sua vida, proclamado Doutor da Igreja por Pio XII em 1946, Santo Antônio está entre os santos mais venerados do cristianismo e milhares de peregrinos e devotos dos cinco continentes visitam seu túmulo na Basílica de Pádua, a cidade onde ele faleceu, com apenas 41 anos, em 1231.

O frade franciscano era um jovem consagrado quando, em setembro de 1222, foi chamado para fazer a homilia das ordenações sacerdotais dos Franciscanos e Dominicanos na cidade de Forlì. O religioso Antônio revelou sua profunda cultura bíblica e sólida doutrina teológica, suscitando emoção, maravilha e admiração. Este foi o início de sua missão como pregador e formador; muito próximo do povo, ele também era muito dedicado às confissões e não negligenciava a caridade, também era apreciado pelas suas catequeses e obras de pacificação.

Eventos deste 13 de junho

Para levar a Solenidade do Santo às casas dos devotos, especialmente os que não poderão estar presentes no Santuário, será proposto, mais uma vez, o ‘Projeto On-line 13 de junho’: através do site dedicado e interativo 13giugno.org é possível acompanhar o dia inteiro, escrever orações a Santo Antônio (que serão impressas e levadas ao túmulo do Santo pelos frades franciscanos), ou fazer doações a Cáritas Santo Antônio para projetos de solidariedade.

A Basílica dedicada ao santo em Pádua abriu suas portas às 5h30 da manhã e entre as várias celebrações estão previstas às 11h a solenidade, presidida bispo local, e às 17h a missa celebrada presidida pelo ministro provincial dos Frades Menores Conventuais, padre Roberto Brandinelli.

Missa de Santo Antônio Casamenteiro

Enquanto que, no dia 25 de junho, às 18h, será realizada a missa de ‘Santo Antônio Casamenteiro’, dirigida a pessoas solteiras com idade entre 30 e 50 anos. Uma oportunidade para dirigir-se ao santo com a tradicional oração “Si quaeris miracula” (“Se você procura milagres…”) para pedir, com a graça da fé, para “encontrar” não só coisas perdidas, mas também a alma gêmea. A iniciativa parte de uma forma de devoção popular particularmente difundida em Portugal, pátria de Santo Antônio, e em países latino-americanos, entre os quais o Brasil, onde o santo é invocado para encontrar um marido ou uma esposa, para “casar”, daí o nome “casamenteiro”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo