Concerto

Santuário de Fátima acolhe concerto de Páscoa Totus tuus

A entrada será gratuita no dia 24 de abril e terá duas estreias absolutas 

Da Redação, com Santuário de Fátima 

Foto: Marcone Soares via Unsplash

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher no próximo dia 24 de abril, às 15h30, o Concerto de Páscoa com o título Maria — Totus tuus. A entrada será livre.

A cantora soprano lírico spinto, Conceição Seabra Galante, estará acompanhada pelo organista Daniel Ricardo de Pinho. Este momento musical contará ainda com a participação especial do grupo Carmeli Voces Ensemble.

Carmeli Voces Ensemble é um grupo da Cum Corde Cantate,Associação Cultural, fundado em 2021, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Porto. 

Formado por jovens músicos, dedica-se à divulgação de música sacra e litúrgica, em concertos e celebrações, interpretando um vasto repertório que abrange várias épocas da história da música. 

No programa estão previstas várias improvisações do organista, bem como duas estreias absolutas.

Participações especiais

Daniel Ricardo de Pinho é natural de Espinho. Estudou órgão no Conservatório de Música do Porto e concluiu a Licenciatura em Teoria/Formação Musical e Direcção Coral na Universidade de Aveiro.

Concluiu a Licenciatura em Música Sacra, com a especialização em Órgão Litúrgico, e o mestrado em Teoria Musical na Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia Musical de Regensburg (HfKM), na  Alemanha.

Estudou canto lírico com Anna Maria Ferrante (Roma), Giovanni Botta (Milão). Nuno de Vilallonga (Lisboa) é o seu atual professor de canto. Docente na Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia de Regensburg (HfKM) e na Escola Superior de Música e Dança de Colónia (HfMT).

Conceição Seabra Galante, Soprano Lírico Spinto, natural de Matosinhos, iniciou os seus estudos musicais com cinco anos de idade na Academia de Música Óscar da Silva, concluindo o curso de canto no Conservatório de Música do Porto.

Estudou em Lisboa com a cantora lírica Elsa Saque e posteriormente com bolsas de estudo do governo espanhol, português, e única bolseira do Teatro Nacional de São Carlos, por convite. 

Ingressou na Escola Superior de Canto de Madrid onde obteve o grau de Mestre em canto com média de excelência, sob a orientação das professoras Marimi Del Pozo e Ana Maria Olália. 

Aperfeiçoou-se em repertório italiano com Sara Sforni Corti, em Milão, Ginno Bechi, e Vitória de Los Angeles. Como cantora solista participou em diversas companhias de óperas, a nível nacional e internacional, nomeadamente o Teatro Nacional de São Carlos. 

Foi convidada como cantora solista na Santa Missa, no Santuário de Fátima, presidida na visita de Estado de Sua Santidade o Papa Bento XVI, em 13 de maio de 2010. É docente de expressão artística, de coro e de canto lírico na Academia de Santa Cecília, em Lisboa, e no Colégio O Pelicano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo