Posse canônica

Santuário de Caravaggio tem novo reitor e pároco

Padre Ricardo Fontana tomou posse como novo reitor e pároco do Santuário de Caravaggio neste fim de semana

Da Redação, com Santuário de Caravaggio

O novo reitor diante da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio / Foto: Mariana Ávila

O Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (RS), tem um novo reitor e pároco: padre Ricardo Fontana. O sacerdote tomou posse canônica no último sábado, 26, em celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon.

Participaram da celebração autoridades civis e militares, sacerdotes, religiosos e religiosas, fiéis leigos da Paróquia de Caravaggio e demais devotos de outros municípios. A missa foi às 17h, horário da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio.

Dom José Gislon manifestou sua gratidão ao antigo reitor, padre Gilnei Fronza (que não estava presente) e acolheu o novo sacerdote que assumiu a missão. “Desejo que o vosso ministério junto a este querido povo seja marcado pela fidelidade ao Mestre Jesus sem esquecer a misericórdia e a compaixão pelo povo de Deus que está a caminho da casa do Pai. Que a virgem Maria, Nossa Senhora de Caravaggio, mãe do Cristo Sacerdote, vos sustente com sua ternura materna na vossa missão sacerdotal e pastoral”.

Padre Ricardo agradeceu pela acolhida e expressou, em palavras, um sinal de serviço, acolhimento e esperança. “Servir na casa da Mãe penso que é ser um servidor na alegria! Penso que ela nos diz hoje: Faça tudo o que Ele (meu Filho Jesus) lhe disser! Sei que na sua festa sou apenas um servente da tua Alegria ao povo, que ajuda a encher as talhas d’agua. O vinho novo será dado pelo Teu amado Filho!”

Olhos e ouvidos atentos e a missão de anunciar

Padre Ricardo Fontana / Foto: Mariana Ávila

O sacerdote pediu, pela intercessão da Virgem de Caravaggio, um olhar atento para ver essa história de 143 anos, iniciada em 1879, e um legado deixado pelo Caravaggianos e seus antecessores padres e reitores. Olhos também voltados aos sofrimentos e necessidades das pessoas que buscam em Nossa Senhora consolo, esperança e fortaleza.

“Dá-me o olhar atento para ver se falta o bom vinho, para quem eu possa, como servente, fazer tudo o Jesus me disser. Para que os convivas possam saborear o vinho da alegria como aconteceu no casamento de Caná da Galileia”.

Padre Ricardo também pediu a Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, a capacidade de ouvir. Escutar as alegrias e angústias do povo peregrino, ouvir atentamente as confissões e os problemas dos irmãos, o choro dos tristes, a sabedoria dos idosos, a alegria das crianças e o entusiasmo dos jovens.

“Escutar as necessidades de todos, contar com a ajuda e a colaboração de todos sem fazer acepção de pessoas; que entendamos que a casa da Mãe é a casa que acolhe a todos sem distinção qualquer que seja. Escutar a voz do silêncio de tantos irmãos e irmãs que perderam seus entes queridos; escutar a força do silêncio da noite que, por vezes, nos reflete o clarão do luar; e a força do silêncio do amanhecer que traz a alegria de uma nova aurora”.

E por fim, frisou a coragem e a fidelidade de anunciar. “Anunciar a Paz por um autêntico estilo de vida de oração pessoal e comunitária; anunciar a Alegria do Evangelho na convivência fraterna, anunciar a Fé no meio de tantas dúvidas; anunciar a Esperança em tempos sombrios; anunciar o Amor que zela pelo cuidado e acolhimento de todos!”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo