Carta do Reitor

Santuário de Lourdes pede apoio dos fiéis em suas atividades

Este ano, Lourdes acolheu apenas 20% das peregrinações organizadas; Reitor apela à generosidade dos fiéis

Vatican News

Santuário de Lourdes /Foto: Elise Harris – CNA

Em uma carta dirigida aos fiéis, o reitor do Santuário de Lourdes, Dom Olivier Ribadeau Dumas, pede apoio para as atividades pastorais que giram em torno da Gruta de Massabielle.

“No Santuário não medimos esforços para que o maior número possível de pessoas experimente a graça única de Lourdes”, escreve o reitor na carta publicada no portal do Santuário, especificando que a missão é desempenhada por sacerdotes, religiosos e religiosas, por 240 funcionários e por milhares de voluntários e que são inúmeros os serviços a serem garantidos.

Adquira
.: Livro Os Milagres de Lourdes

A maior parte dos recursos do Santuário vem dos peregrinos, mas neste ano Lourdes acolheu apenas 20% das peregrinações organizadas. As receitas das ofertas diminuíram e as receitas geradas pela hospitalidade têm sido muito baixas. Neste sentido, o pedido de apoio aos fiéis de Dom Ribadeau Dumas.

Generosidade

O balanço do primeiro semestre de 2021 permite lampejos de esperança para evitar o déficit, mas o reitor do Santuário apela à generosidade dos fiéis. “Todo o nosso Santuário de Lourdes é moldado pela hospitalidade incondicional: a Gruta, claro, mas também o acolhimento dos enfermos, a infraestrutura para os jovens, a Via Crucis, as basílicas, a esplanada, as capelas da luz – recorda Dom Ribadeau Dumas -. No fundo, todos os dons que recebemos estão ao serviço desta missão de acolher e irradiar a mensagem da Virgem Maria”.

“Vocês bem sabem – acrescenta o reitor – aqui os mais pequenos, os mais frágeis, os enfermos estão em primeiro lugar e a fraternidade vivida quotidianamente com os trabalhadores do hospital é um sinal para a Igreja e para a nossa sociedade”.

Esperança

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está voltando à vida, os peregrinos voltam a se encontrar, continua Dom Ribadeau Dumas, que olha com otimismo para este ano, fazendo votos que o próximo seja melhor e desejando que todos aqueles que não puderam retornar a Lourdes possam reorganizar as suas viagens.

“Começaram as Missões de Notre-Dame Lourdes, continua a peregrinação das relíquias de Santa Bernadete”, enumera o reitor de Lourdes que não se esquece de mencionar o amplo apreço que teve a iniciativa Lourdes Unidas em Oração, a peregrinação digital global de 16 de julho.

“São sinais que mostram a profundidade e a atualidade da Mensagem de Lourdes – conclui Dom Ribadeau Dumas -. Agradeço de coração por suas doações. Nosso Santuário precisa ser apoiado. Com os meus irmãos capelães do Santuário, sob o olhar de Nossa Senhora de Lourdes, tenham a certeza das nossas orações por vocês na Gruta de Massabielle”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo