COLETIVA DE IMPRENSA

Santa Sé apresenta subsídios e projetos para Ano de Oração pelo Jubileu

Em coletiva de imprensa, pró-prefeito e subsecretário do Dicastério para a Evangelização falaram sobre iniciativas no campo da fé em preparação para o Ano Santo de 2025

Da Redação, com Vatican News

Dom Graham Bell (à esq.) e Dom Rino Fisichella (ao centro) apresentaram Ano de Oração em coletiva de imprensa / Foto: Reprodução Vatican News no YouTube

A Sala de Imprensa da Santa Sé promoveu nesta terça-feira, 23, uma coletiva de imprensa para apresentar o Ano de Oração em preparação para o Jubileu de 2025. Participaram da entrevista o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, e o subsecretário, Dom Graham Bell.

Durante a coletiva, Dom Fisichella indicou que, segundo um estudo recente, 32 milhões de pessoas, incluindo um milhão e meio de jovens, possivelmente visitarão Roma para comemorar o Jubileu. A magnitude de uma celebração como essa envolve muito trabalho, mas acima de tudo, frisou, este é um momento que deve enriquecer espiritualmente “a vida da Igreja e de todo o Povo de Deus, tornando-se um sinal concreto de esperança”.

Neste sentido, o pró-prefeito pontuou que o processo de preparação deve ser vivido “com aquele espírito de expectativa típico da esperança cristã”, sublinhando que o Ano de Oração convocado pelo Papa Francisco no domingo, 21, “vem corresponder plenamente a essa necessidade”.

O valor da oração

Dom Fisichella recordou que, em 2022, recebeu uma carta em que o Pontífice expressou sua alegria em pensar que o ano anterior ao Jubileu pudesse ser dedicado à oração. Assim, enfatizou que este será um período “durante o qual o aspecto espiritual do evento do Jubileu, que vai muito além de qualquer forma necessária e urgente de organização estrutural, deverá ser mais claramente evidenciado”.

Leia mais
.: Papa Francisco explica significado do próximo Jubileu de 2025

.: Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

O religioso também reiterou que este é um momento privilegiado para a redescoberta do valor da oração e de como rezar, especialmente no contexto de um mundo cada vez mais digital. O Ano de Oração se insere na realidade de cada pessoa ao fazer suas preces, sendo o papel do Dicastério para a Evangelização apoiar o que for planejado pelas dioceses “para que a oração da Igreja possa novamente revigorar e animar a vida de cada pessoa batizada”.

Subsídios sobre a oração

Para isso, serão colocados à disposição de todos alguns subsídios. Entre eles, estão as 38 catequeses do Papa Francisco entre 6 de maio de 2020 e 16 de junho de 2021, considerando os vários momentos de oração, e uma coleção chamada “Notas sobre a oração”.

Dom Graham Bell apresentou mais detalhes desse conjunto, composto por oito pequenos textos, “que aprofundam as várias dimensões do ato cristão de rezar, escritos por autores de renome internacional, e editados pelo Dicastério para a Evangelização”. O primeiro deles, assinado pelo Cardeal Angelo Comastri, conta com um prefácio escrito pelo Santo Padre.

“O livro propõe”, explicou o subsecretário, “referências sobre a necessidade de oração e ensinamentos para ter ‘um olhar diferente e um coração diferente’, com destaque para figuras que testemunharam a fecundidade da oração, como Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis e Madre Teresa de Calcutá.”

A divulgação dos outros sete textos seguirá até abril. No dia 6 de maio, o Papa tornará pública a Bula de Proclamação do Jubileu de 2025. A partir dessa data, a Carta Apostólica do Pontífice estará no centro da preparação para o Ano Santo.

Escola de Oração

Retomando a palavra, Dom Fisichella anunciou que o próprio Francisco, durante este ano, lançará uma “Escola de Oração”, momentos de encontro com comunidades e categorias de pessoas “para rezar juntos e compreender algumas formas de oração”.

Por fim, o pró-prefeito concluiu a apresentação citando novamente o Papa, que disse estar certo de que “os bispos, sacerdotes, diáconos e catequistas encontrarão neste Ano as formas mais adequadas para colocar a oração na base da proclamação de esperança que o Jubileu 2025 pretende fazer ressoar em um tempo conturbado”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo