Ressurreição e Empreendedorismo

Rosto da Ressurreição #07 - A Ressurreição pelo empreendedorismo

“Se posso ajudar, me coloco à disposição para crescermos juntos. Isso é abraçar o projeto de vida Cristão” relata o jovem empreendedor que dedica parte do seu tempo potencializando sonhos e possibilitando transformações sociais

Ronnaldh Oliveira
Da redação

Bruno encontra-se com jovens e adultos, contribuindo com comunicação e empreendedorismo/ Foto: Arquivo pessoal de Bruno Naliato

Pentecostes se aproxima e, com a celebração, termina o tempo pascal. A Igreja volta a viver Tempo Comum, período mais extenso do ano litúrgico. São 33 a 34 semanas distribuídas entre a festa do Batismo de Jesus até o começo da Quaresma (a preparação dos cristãos para a Páscoa), e as outras semanas, entre a segunda-feira depois de Pentecostes e o início do Advento (a preparação dos cristãos para o Natal).

Durante o período pascal, o Jornalismo Canção Nova apresentou o quadro “Rosto da Ressurreição”, trazendo cidadãos comuns em suas próprias realidades que são sinais do Cristo Ressuscitado na vida de tantas outras pessoas. O anonimato que não inibe o bem de acontecer evidenciou exemplos de transformações pela inclusão, acolhida, sorriso, educação, iluminação e crescimento.

O empreendedorismo como pedagogia

No último dia deste quadro, a personagem apresentada é nascida em São Paulo, capital. Filho de um motorista e de uma costureira. Bruno Naliato tem 25 anos e tem um irmão mais novo que caminha sempre com ele. Morador da Zona Leste de São Paulo, é formado em publicidade. É empreendedor e se dedica a ações de mentorias e voluntariado na área de empreendedorismo e design. Já encaminhou, por meio de cursos profissionalizantes, mais de 500 jovens e adultos em estado de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, através de uma Obra Social em que atuava.

Dedicado ao empreendedorismo, Bruno possui hoje, por meio de multinacionais, lojas on-line no Brasil e no Exterior. Suas mentorias, que alcançam diversas pessoas das mais variadas idades, alargam horizontes a fim de possibilitarem saltos qualitativos, tanto em âmbito pessoal como profissional. “Na área social me deparei com diversas complexidades, inclusive quando me deparei com um rapaz em situação de rua, matriculando-se no curso, querendo mudar de vida”, disse.

A motivação 

O que motiva o publicitário a realizar tais serviços é justamente participar e ver o crescimento das pessoas. “Todos nós almejamos ser alguém na vida e acredito no empreendedorismo como forma de conquistar a independência. Na realidade social que vivemos hoje, faz parte da nossa saúde emocional e psíquica. Se posso ajudar, me coloco à disposição para crescermos juntos. Isso é abraçar o projeto de vida cristão.”

Os desafios encontrados

Perguntado acerca dos desafios encontrados, afirmou que são as próprias vulnerabilidades daqueles que chegam, aliadas às diversas lacunas psicossociais. “O projeto de forma coletiva por vezes pode ser comprometido diante das lacunas, mas a personalização da formação e da educação, como também do próprio empreendedorismo, exige tempo, paciência e disposição. Se for para contribuir na evolução e na felicidade das pessoas, vale o esforço”, afirmou.

Naliato pensou por vezes em desistir, mas foi em sua família que encontrou forças. “Lembro da minha família e de todos que já pude ajudar direta e indiretamente e esse pensamento se torna motivação para continuar. Confesso ter me cansado algumas vezes diante das burocracias que são impostas muitas vezes para fazer o bem, mas desistir do que faço pelos outros e com os outros, jamais. Faz parte do meu projeto de vida e da minha família também!”

A Ressurreição que começa em si 

Bruno partilhou que aprende muito com o que faz. “Com consciência digo que não são as pessoas que precisam de mim, mas sou eu que preciso delas para ser melhor. Sou resultado do apoio de muitas pessoas até hoje, sem elas eu não chegaria a lugar algum e com isso quero retribuir para a sociedade. Deparar-se com as misérias humanas me faz ter os pés no chão e caminhar com mais horizontalidade e empatia”.

“Em tempos de tantos condicionamentos, empreender valoriza a realidade e a potencialidade de cada um. Acredito que cada um pode dar um salto qualitativo a partir do que pode oferecer ao mundo. Essa originalidade é o que deixamos de contribuição à humanidade. É necessário acompanhamento apenas – com visão e comunicação. Me disponho a isso. Aqui estou!”. 

Reveja aqui os outros episódios do quadro “Rosto da Ressurreição” 

.: Rosto da Ressurreição #06 — A Ressurreição pela educação

.: Rosto da Ressurreição #05 – A Ressurreição pelo crescimento

.: Rosto da Ressurreição #04 – A Ressurreição pela iluminação

.: Rosto da Ressurreição #03 – A Ressurreição pelo sorriso 

.: Rosto da Ressurreição #02 – A Ressurreição pela acolhida

.: Rosto da Ressurreição #01 – A Ressurreição pela Inclusão

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo