Artigo

Empreendedorismo: empresas tradicionais versus empresas digitais

Especialista comenta realidade das empresas tradicionais e digitais no mercado

André Prado*

Independente da segmentação de mercado, é inevitável, no mundo da gestão, a realização de certos comparativos como os padrões das empresas tradicionais e os modelos das empresas digitais.

No ramo das instituições financeiras, por exemplo, encontram-se grandes agentes superavitários que possuem considerável participação no mercado atuando como bancos tradicionais. Todavia, eis que surgiram os bancos digitais oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços on-line.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Os bancos digitais são menos burocráticos, atendimento ágil por meio de seus aplicativos, tarifas baixas e até algumas gratuitas. Estas instituições financeiras conquistaram a participação de mercado desejada pelos bancos tradicionais.

Pode parecer estranho para muitos saber que muitas organizações tradicionais utilizam tecnologias avançadas, são lucrativas e possuem marcas renomadas. Mesmo assim, tais empresas querem ter os resultados das empresas digitais.

O motivo é simples, se uma pesquisa sobre as marcas mais valiosas do mundo for realizada, no topo da lista serão encontradas corporações digitais consagradas que surgiram depois de várias empresas tradicionais conceituadas e se tornaram mais eficientes, lucrativas e inovadoras.

Não é à toa que experientes executivos de diversas empresas tradicionais estão contratando renomadas consultorias nacionais e internacionais para auxiliar no processo de inovação, pois embora suas companhias apresentem lucratividade significativa, almejam ter os excelentes resultados das maiores empresas digitais.

De startups para gigantes do mercado

Algumas organizações no mundo que começaram suas atividades como startups (empresas iniciantes que trabalham com ideias diferentes), com o crescimento no mercado passaram a ser denominadas de scaleups (organizações com um modelo de negócios altamente escalável). 

A transformação digital revolucionou o mercado e alguns empreendimentos do ramo conseguem crescer pelo menos 20% ao ano mesmo em ambiente de crise. Desta forma, por meio do desenvolvimento escalonável, determinadas startups se tornaram scaleups.

Obviamente, inúmeras empresas tradicionais gostariam de ter os resultados das empresas digitais, porém isto não é algo tão simples de ser obtido. Reunir talentos, pensar de modo diferenciado e atuar de forma altamente inovadora são apenas algumas características das empresas digitais.

Cabe ressaltar que existem variadas palavras que são repetidas diariamente no universo da administração, entre elas qualidade total, trabalho em equipe, redução de custos e inovação entre outras.

Embora alguns termos importantes sejam ditos diversas vezes em discursos pelas lideranças organizacionais, na prática numerosas empresas não conseguem executar ações plenas e efetivas que conduzam aos melhores resultados.

Por este motivo, é preciso tomar cuidado para que algumas frases proferidas nas companhias não se tornem clichês, ou seja, bordões sem originalidade e frequentemente repetidos com banalidade.

Administrar de forma competente não é uma tarefa fácil e tampouco pode ser executada por qualquer indivíduo. Torna-se necessário um vasto conhecimento, empenho, trabalho, esforço, dedicação, aptidão entre outros atributos relevantes.

_________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo