Empreendedorismo

O papel das lideranças positivas no processo organizacional

Especialista ressalta importância de uma boa liderança nas empresas

André Prado*

Boas lideranças alavancam o crescimento organizacional por influenciar positivamente os colaboradores./Foto: Ronald Carreño por Pixabay

O assunto jamais se esgota quando se trata de liderança, pois sempre haverá um aspecto a ser abordado. Boas lideranças alavancam o crescimento organizacional por influenciar positivamente os colaboradores.

Quando profissionais não se sentem bem liderados geralmente ocorre perda de rendimento, desmotivação, queda de produtividade, entre outros fatores. Por esses e outros motivos, a empresa tem de estar atenta aos que ocupam posições de liderança.

Acontece, entretanto, que alguns executivos por vezes acreditam que o bom relacionamento que possuem com certos líderes, é o mesmo que estes profissionais possuem com seus subordinados e equipes. 

Esta situação pode ser um grande equívoco, pois certos líderes se relacionam muito bem com seus superiores hierárquicos no alto escalão, mas são péssimos para lidar com seus comandados. 

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Por este motivo, a empresa deve estar atenta ao que acontece em todos os níveis hierárquicos, criando formas de avaliar o ambiente interno da organização. Uma maneira de melhorar esta percepção pode ser realizada por meio da existência de um comitê de avaliação de desempenho no qual o líder avalia os seus subordinados e vice-versa de acordo com critérios preestabelecidos.

A avaliação 360 graus é utilizada por um número considerável de organizações e contribui inclusive para ações estratégicas em relação aos recursos humanos. Este instrumento permite avaliar capacidades, habilidades, competências, desempenho e produtividade dos colaboradores.

Desenvolver um bom processo de avaliação permite à empresa descobrir o potencial de seus profissionais, podendo alocá-los de forma que suas capacitações contribuam positivamente para os resultados dos negócios.

Todavia, antes de um funcionário ser alocado em outra área, este deve ser consultado para saber se há interesse no novo desafio. Caso contrário, um profissional que apresentava excelentes resultados em um setor poderá apresentar péssimo desempenho em sua nova lotação.

Contribuições da mentoria 

A mentoria é uma denominação utilizada na qual alguém mais experiente orienta uma pessoa que não tem tanta experiência e tem por principal função contribuir para que determinados objetivos sejam atingidos nas diversas operações empresariais.

Ao contrário do que se pensa, por vezes o relacionamento entre mentor e mentorado é cercado pela informalidade ao invés da formalidade. Sabe-se que a mentoria pode contribuir inclusive com os empresários além de ajudar os funcionários.

De toda forma, a relação entre mentor e mentorado não deve ser imposta, mas sim definida por afinidades e interesses. Os melhores mentores são admirados por conseguir inspirar profissionais em sua carreira.

No entanto, esse processo não se relaciona exclusivamente à carreira como alguns imaginam, mas também ao desenvolvimento organizacional, relacionamentos interpessoais no ambiente laboral, crescimento da organização em situação de crise e diante do mercado competitivo.

Empresas que almejam crescer devem ter ciência e se esforçar ao máximo para compreender tudo o que ocorre no ambiente organizacional. A partir dessa compreensão, será possível atuar com as variáveis para a obtenção dos melhores resultados.

_______________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo