Co-fundadores da Comunidade Canção Nova palestraram hoje no evento que debate, entre outros, a formação de novos líderes
Mauriceia Silva
Da Redação
De 10 a 12 de outubro em Roma, no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae, acontece a II Conferência Internacional para responsáveis de Comunidades Carismáticas. Nesta terça-feira, 11, os co-fundadores da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim, o Eto, palestraram no evento.
Com o tema “Construindo Comunidades Saudáveis”, o evento tem uma programação especial que conta com Santa Missa, palestras, louvor, adoração. A Conferência é realizada em 5 línguas – inglês, italiano, espanhol, francês e português – e é promovida pelo Charis, Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (RCC).
Luzia Santiago conta que é muito importante estar neste evento porque nele se encontram realidades do mundo inteiro. “Como Canção Nova, a nossa comunidade já completa 45 anos, mas não é nada diante daquilo que o Espírito Santo está fazendo na Igreja. Então o Charis vem nos ajudar também a emergimos nessa realidade nova, nessa corrente de graça daquilo que o Espírito tem de novidade, tendo como meta nesse caminho sinodal a juventude.”
Wellington Silva Jardim explica que a Canção Nova, que possui 45 anos de Comunidade, é uma contribuição magnífica. “Nós somos uma verdadeira companhia de pesca, onde tudo se faz na missão de evangelizar, e é assim que eu venho trazer essa mensagem aqui.”
O co-fundador recordou ainda os benefícios do Serviço do Charis junto às novas Comunidades. “É uma corrente de graça que ele [o Papa Francisco] veio nos trazer. Como fiquei alegre de saber disso, dessa corrente de graça,” concluiu Wellington Jardim.
O Charis é um serviço único para representar todas as expressões da RCC: grupos de oração, novas comunidades, escolas de evangelização, institutos religiosos, meios de comunicação e tudo o que surgiu da RCC. O organismo foi criado a partir de um pedido do Papa Francisco em 2018 e é vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Sobre a Comunidade Canção Nova
A Comunidade Canção Nova é uma comunidade carismática católica, fundada por Monsenhor Jonas Abib, e reconhecida pelo Vaticano como associação internacional privada de fiéis, dotada de personalidade jurídica.
A comunidade possui sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP), na diocese de Lorena (SP) e é um corpo associativo de fiéis cristãos formado de mulheres e homens; jovens e adultos; solteiros, casados e celibatários, sacerdotes e diáconos.
Tais membros assumem a vivência mais radical da consagração a Deus feita no Batismo e na Crisma, em função do apostolado, numa vida em comunidade, conforme o estado de cada um. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular.