Retiro

Retiro Estadual para Seminaristas está com as inscrições abertas

Renasem acontecerá na diocese de Bragança Paulista, SP

Da Redação, com Comunicação – Ministério para Seminaristas RCCSP

Renasem 2019 ,Diocese de Campo Limpo / Foto: Ailton Correia

O Retiro Estadual para Seminaristas, RENASEM de São Paulo volta ao presencial no ano de 2022.  Esta edição acontecerá de 18 a 22 de julho em Nazaré Paulista, diocese de Bragança Paulista (SP).

Com o tema “Das feridas históricas à consagração”, o evento tem por objetivo reunir seminaristas de todo o Estado de São Paulo, sendo aberto também para diáconos, padres e bispos.

Para o seminarista na diocese de Guarulhos (SP), Ailton Correia Júnior, o Renasem é mais que um retiro, são dias em que o Senhor prepara os seminaristas para o serviço de pastores. “Por isso, Ele nos chama, capacita e envia para sermos homens de testemunho.”

Ailton participou da última edição nacional do retiro na Arquidiocese de Campo Grande (MS), em janeiro de 2022. Ele contou que, nessa edição, pôde perceber também que é necessário escancarar o coração e despertar, diante do chamado do Senhor, pois não deve aceitar nada menos que a eternidade junto a Jesus Cristo. 

Seminaristas no Renasem 2019 / Foto Ailton Correia

Um dos momentos mais marcantes no Renasem e que também marcou Ailton é o de partilha entre os irmãos. Esse é o momento em que, pela partilha e pelo conhecimento da história do outro que se dá durante o retiro, é possível perceber como Deus age de forma poderosa na vida de cada seminarista.

“Isso edifica muito a vida daqueles que têm o desejo de se santificar através do sacerdócio, daqueles que receberam esta promessa de serem sacerdotes segundo o coração de Cristo”

O Seminarista da Diocese de Guarulhos recomenda que todos os irmãos participem e que experimentem o derramamento da graça do Espírito Santo sobre suas vocações. 

 “Após dois anos sem o encontro de forma presencial no Estado de São Paulo por conta da pandemia do Covid, estamos ansiosos para reencontrar os irmãos do Estado e junto vivermos esses dias de graça junto ao Senhor no retiro RENASEM SP na Diocese de Bragança Paulista.”

Como fazer a inscrição

Para se inscrever, basta entrar em contato com o coordenador do Ministério para Seminaristas da respectiva diocese ou por meio das redes sociais do Renasem, SP. Os valores de inscrição variam de acordo com a data que o interessado se inscreve. A opção de pagamento pode ser PIX ou boleto bancário.

Renasem 2022. / Foto: Comunicação – Ministério para Seminaristas

O coordenador do Ministério, o seminarista irmão Silvio Roberto Souza Lima, (MPS), destaca que serão dias de oração, fraternidade e reavivamento espiritual, chamando os participantes para a reconciliação.

“Além disso, o retiro seguirá as orientações e determinações das autoridades civis e sanitárias locais e estaduais, para segurança contra a Covid-19, dando segurança a todos.” 

Entre as presenças já confirmadas, estão Dom Cícero de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo; Padre Alexandre Monteiro Lima, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, de Nazaré Paulista; e Lucimar Maziero, fundadora da Comunidade Católica Presença.

Sobre o Renasem 

Promovido pelo Ministério para Seminaristas da RCC São Paulo, o Renasem  tem como objetivo acolher os vocacionados oriundos dos Grupos de Oração ou das outras expressões carismáticas para dias de oração, fraternidade e festa, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. 

Além de vivenciar profundamente os direcionamentos da Igreja e as moções do Movimento Eclesial, contribuindo, assim, para o enriquecimento da vida espiritual daqueles que almejam a vida sacerdotal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo