CNBB

Proteção de menores: missa marca 1 ano de criação do Núcleo Lux Mundi

Celebração aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e foi presidida pelo secretário-geral da CNBB

Da redação, com CNBB

Foto: CNBB

A igreja celebra nesta quarta-feira, 8 , a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. A data é uma das festas marianas mais populares no Brasil e é celebrada desde o século XI. A solenidade está inserida no contexto do Advento-Natal, “unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Cristo com a admirável memória da Mãe”, explica o Missal Romano. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854.

Para celebrar a festa, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella, presidiu a Santa Missa, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade em Brasília (DF). Na ocasião, também foi celebrado o aniversário de um ano de criação do Núcleo Lux Mundi – – trabalho da Igreja na proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

Núcleo Lux Mundi

“Nós fomos criados para o cuidado. O amor nos criou para cuidar de nós. Por isso, a segunda leitura de hoje vai falar dessa bem aventurança, vai falar dessa alegria, desse Deus que no mistério da eternidade, muito antes, você imagina quem estaria aqui, irmãos. A celebração de hoje é uma celebração de esperança e compromisso. Uma esperança que precisa ser renovada, principalmente, quando ela é atingida por diversas situações de descuidado, inúmeras situações em que o ser humano tem vivido desprotegido, vulnerabilizado”. E continuou afirmando que “a nossa esperança tem que se traduzir por uma atitude de cuidado”, disse o secretário-geral da CNBB, Dom Joel.

O escritório, sediado em Brasília (DF), foi criado para auxiliar na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo).

Acesse
.: Leia o Motu Proprio na íntegra

Segundo Dom Joel, “a data a festa da Imaculada Conceição foi escolhida para ser o dia de criação do Núcleo Lux Mundi por ser a solenidade onde se proclama o amor de Deus que carinhosamente, muito antes a humanidade pudesse contemplar Jesus, Ele já havia preparado uma habitação digna como toda mensagem de cuidado, cautela, carinho, preocupação”.

Trabalhos

A presidente da CRB Nacionalk, Irmã Maria Inês Ribeiro destacou que o núcleo tem a finalidade de conscientizar, de preparar as pessoas e as políticas públicas de proteção para as dioceses e congregações. “É um núcleo com uma equipe que trabalha na formação, prevenção, esclarecimento e orientação para as políticas públicas de proteção na nossa Igreja e nós escolhemos a solenidade da Imaculada Conceição para começar esse serviço porque Nossa Senhora foi aquela que mais cuidou da vida, cuidou da vida de Jesus e continua cuidando da vida de todos nós”, disse.

A coordenadora do Núcleo Lux Mundi, a médica pediatra Eliane de Carli, explica que o núcleo não tem função de investigação. “A função principal desse serviço é ajudar a formar as pessoas que estão nas dioceses trabalhando com crianças e adolescentes, fazer cursos de formação contínua para que essas as pessoas saibam lidar quando surgirem casos de abusos sexuais. Além de implementar e capacitar o serviço de escuta para receber vítimas, seus familiares e os possíveis suspeitos de abuso”, destaca.

Participaram também da celebração  a assessora do Núcleo de Justiça e Paz e Integridade da Criação (JPIC) da CRB Nacional, Irmã Maria Luiza da Silva, a secretária-executiva do Lux Mundi, Elaine Sousa e algumas religiosas.

Foram os concelebrantes da Missa os subsecretário adjuntos Geral e de Pastoral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista e padre Marcus Barbosa Guimarães; e o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, padre Daniel Rochetti. A música ficou a cargo do assessor do Setor Música Litúrgica da Comissão para Liturgia da CNBB, irmão Fernando Vieira.

Curso de Capacitação

Até o dia 14 de dezembro, o Núcleo Lux Mundi promove o curso de capacitação regional “O Serviço de proteção: as constituições e atribuições” destinados aos membros dos Conselhos Diocesanos de Proteção à Crianças e Adolescentes, como também para delegados das respectivas dioceses. A formação que teve início dia 29 de novembro foi dividida em dois grupos: um compreendendo Norte e Nordeste e outro Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Conferências com especialistas no Direito e da Bioética, por exemplo, foram preparadas para ajudar na compreensão dos procedimentos para implementação de serviços de prevenção e combate ao abuso sexual nas estruturas pastorais da Igreja Católica, Dioceses e Congregações Religiosas com a função de cuidado e proteção empenhando-se em duas frentes: a prevenção e os Centros de Escuta.

O escritório está localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS) Qd 04 bloco A – Ed. Victoria Office Tower – Sala 110 – Brasília – DF. Contato: nucleoluxmundi@crbnacional.org.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo