Proteção de menores

Curso do Núcleo Lux Mundi oferece capacitação contra violência sexual

Nova formação oferecida pelo Núcleo Lux Mundi é mais um esforço no trabalho da Igreja na proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis

Da Redação, com CNBB

“O Serviço de proteção: as constituições e atribuições”. Esse é o curso de capacitação regional que será oferecido pelo Núcleo Lux Mundi, mais um esforço no trabalho da Igreja na proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis. A formação será entre os dias 29 de novembro e 14 de dezembro, com divisão em dois grupos: Norte e Nordeste e Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A formação é destinada aos membros dos Conselhos Diocesanos de Proteção a Crianças e Adolescentes, como também para delegados das respectivas dioceses.

“Será uma excelente oportunidade de encontro com diversos especialistas que, aliados à Igreja, contribuem educativamente nas mais variadas frentes e dimensões do indivíduo. Desde os últimos Papas até o Papa Francisco, sempre tivemos essa ideia clara: que as nossas Igrejas, nossos ambientes eclesiais precisam estar preparados para terem realmente uma segurança, e as crianças, os adolescentes e vulneráveis possam se sentir protegidos”. Quem afirma é o presidente da Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, Dom José Negri, bispo de Santo Amaro (SP).

Entre os assessores do curso, o consultor jurídico da CNBB, dr. Hugo Sarubi Cysneiros, o bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom José Aparecido, a doutora em Bioética Daiane Priscila, a doutora em Direito Danielle Espezim, e o doutor em Teologia Moral, padre Celito Moro.

Conferências com especialistas do Direito e da Bioética, por exemplo, ajudarão a compreender os procedimentos para implementação de serviços de prevenção e combate ao abuso sexual nas estruturas pastorais da Igreja Católica.

Para mais informações sobre o curso, basta entrar em contato com sua diocese ou através do e-mail do Núcleo Lux Mundi – nucleoluxmundi@crbnacional.org.br

Sobre o Núcleo Lux Mundi

O Núcleo Lux Mundi é o escritório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), responsável por auxiliar as dioceses na aplicação de políticas para prevenção e encaminhamentos relacionados à chaga dos casos de abusos sexuais na Igreja. O trabalho foi inaugurado em 8 de dezembro de 2020.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo