Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e Escritório de Diálogo e Cooperação Inter-Religioso do Conselho Mundial das Igrejas realizaram ontem reunião sobre o tema
Da redação, com Boletim da Santa Sé
Nesta terça-feira, 10, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (PCID) e o Escritório de Diálogo e Cooperação Inter-Religioso (IRDC) do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) realizaram uma reunião para refletir e iniciar seu próximo projeto conjunto “Servindo uma humanidade ferida: rumo à solidariedade inter-religiosa”.
Para facilitar uma compreensão mais profunda e abrangente do tema, foram convidados vários especialistas e profissionais católicos e protestantes, juntamente com representantes de alguns dos Dicastérios da Santa Sé e universidades pontifícias, o corpo diplomático, missionários religiosos e instituições de caridade cristã para a reunião.
O PCID e o IRDC são colaboradores em vários projetos e juntos publicaram documentos que incluem os tópicos: casamento inter-religioso (1994-1997), oração inter-religiosa (1997-1998), religiosidade africana (2000-2004), testemunho cristão em um mundo multirreligioso (2006-2011) e educação para a paz (2017-2019). Este último foi lançado oficialmente em 21 de maio deste ano em Genebra.
A “reunião de brainstorming” acontecida ontem pode ser considerada um primeiro passo para uma reflexão adicional que necessariamente incluirá também a participação de especialistas de outras tradições religiosas.