Igreja no Brasil

Programação oficial do 18º Congresso Eucarístico Nacional é apresentada

Evento organizado pela arquidiocese de Olinda e Recife (PE) está marcado para acontecer de 11 a 15 de novembro

Da redação, com CNBB

Foto: Maria Oswalt via Unsplash

A arquidiocese de Olinda e Recife (PE) apresentou a programação oficial do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Evento está marcado para acontecer de 11 a 15 de novembro, no Recife (PE).

Na última segunda-feira, 11, foi realizada uma coletiva de imprensa para divulgação das atividades e a cerimônia de bênção do local onde funcionará a “Casa do Pão”, legado do Congresso Eucarístico que será voltado para acolhida e apoio a pessoas em situação de rua.

Leia mais
.: Papa: Eucaristia é Pão dos pecadores, não prêmio dos santos
.: Eucaristia é união com Cristo e comunhão com o próximo, diz Papa

O tema proposto para esta 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional é: “Pão em todas as mesas”. O lema será: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. A expectativa é que o evento conte com a participação de 300 bispos e de cerca de mil padres de todo o Brasil.

Programação

O Congresso contará com celebrações eucarísticas, simpósio teológico, catequeses públicas, feira católica, procissões, exposições e apresentações culturais. Essas atividades vão ser celebradas em lugares significativos de Olinda e de Recife, como a igreja catedral no Alto da Sé, no pátio da Basílica do Carmo, no Centro de Convenções, no Marco Zero, no Teatro de Santa Isabel e no Parque Dona Lindu.

Também as paróquias receberão eventos durante os dias de Congresso, como celebrações da Primeira Comunhão, catequeses e visitas missionárias. São cinco dias de eventos com várias atividades previstas. 

Coletiva de imprensa realizada para divulgação da programação oficial do 18º Congresso Eucarístico/ Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

Inscrições

As inscrições para o 18º Congresso Eucarístico Nacional estão abertas e podem ser feitas através do site do evento. Entre as opções disponíveis estão as inscrições para público em geral e para bispos, padres e diáconos.

O Simpósio Teológico, com conferências e oficinas visando o aprofundamento da fé católica a partir do texto-base, também está com as inscrições abertas.  Esta é a única modalidade paga de todo o Congresso, ao valor de R$ 108, com direito ao certificado.

Casa do Pão

A bênção do espaço onde funcionará a Casa do Pão foi conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Antônio Fernando Saburido. O local será inaugurado no dia 15 de novembro, ao final do CEN. Ele vai oferecer à população mais carente da região refeições, banheiros femininos e masculinos, lavanderia, restaurante-escola, assistência médica e jurídica, qualificação profissional, direcionamento espiritual, capela e outros serviços.

Recordando o legado do primeiro Congresso Eucarístico sediado na cidade do Recife, em 1939, a Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, Dom Fernando destacou o caráter caritativo do marco desta edição:

“Pensando na dura realidade do país, decidimos deixar como legado um serviço que desse aos irmãos mais sofridos um mínimo de bem-estar e dignidade, como alimento, higiene e atenção”. “O nome ‘Casa do Pão’ reforça o tema do Congresso (Pão em todas as mesas) e remete a Jesus que se dá na Eucaristia”, explicou.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo